Da infância humilde à consagração no boxe: a trajetória vitoriosa de Popó

Acelino “Popó” Freitas é um lutador na vida e no esporte. Nascido e criado no Baixa das Quintas, bairro humilde de Salvador (BA), se esquivou da fome e conseguiu mudar seu destino em cima dos ringues.

Popó estará em Florianópolis no mês de março

Popó estará em Florianópolis no mês de março – Foto: Reprodução/Internet/ND

O menino que dormia no chão de uma casa de dez metros quadrados ganhou seu primeiro campeonato amador com 14 anos, aos 19 foi medalhista pan-americano e, com 23, conquistou seu primeiro mundial para ser ovacionado em cima de um carro de Corpo de Bombeiros como ídolo.

Rápido, agressivo e nocauteador, Popó brilhou na década de 1990 e início dos anos 2000, chegou a fazer 29 lutas e ter 29 nocautes consecutivos – ultrapassando o recorde do peso-pesado americano Mike Tyson – e conquistou quatro mundiais em duas categorias da nobre arte, nos super penas (1999 e 2002) e nos leves (2004 e 2006), unificando seus títulos na WBA e a WBO, duas tradicionais organizações de boxe.

No cartel são impressionantes 41 vitórias em 43 lutas, sendo 34 delas vencidas por nocaute, com apenas duas derrotas. Depois da aposentadoria oficial, em 2017, passou a fazer lutas de exibição.

Com 49 anos, o consagrado tetracampeão mundial subirá no ringue do Danki Fight Show no dia 23 de março, em Florianópolis, desta vez para encarar o empresário e fenômeno da inteligência artificial, Guilherme Grillo.

Provocações a Popó

No último combate de Popó, o influenciador Kléber Bambam pagou caro pelas provocações feitas antes do duelo e entendeu rápido o significado do apelido “mão de pedra”, beijando a lona com 36 segundos.

“Você me desrespeitou muito. Você desrespeitou o boxe, o meu esporte. Me respeita, respeita minha família”, disse Popó, ainda em cima do ringue.

Próximo desafiante, Guilherme Grillo não vem adotando um discurso pesado como o de Bambam, mas não deixa de provocar.

Guilherme Grillo enfrenta Popó no dia 23 de março – Foto: Danki Fight Show/Divulgação/ND

“Aquele treino para dar na barriga flácida do meu oponente no Danki Fight Show”, escreveu o empresário de Florianópolis em vídeo publicado em suas redes sociais onde aparece treinando para a luta.

Grillo garante que está preparado e já definiu sua difícil, porém nobre meta: “Fazer uma luta digna contra um tetracampeão.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.