Morre José Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos

José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, morreu nesta terça-feira (13) aos 89 anos. Ele governou o país entre 2010 e 2015. A informação foi confirmada pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi, visto como um dos herdeiros de Mujica.

Em abril de 2024, Mujica anunciou que estava com um tumor no estômago, com o órgão “muito comprometido”. Ele também afirmou que seu quadro de saúde era “duplamente complexo”, já que sofria de uma doença imunológica há mais de 20 anos que havia afetado os rins.

Nos anos 1960, tornou-se membro da guerrilha Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros. O grupo se notabilizou, antes da instalação da ditadura militar uruguaia, em 1973, por assaltar bancos e distribuir comida e dinheiro roubado aos pobres.

Após deixar a Presidência, período em que o salário mínimo teve um aumento de 250%, ele voltou ao Senado, cargo que ocupou até 2020, quando renunciou por motivos de saúde, em meio à pandemia de Covid-19. E passou os últimos anos de vida cuidando de sua horta.

O post Morre José Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos apareceu primeiro em EXTRA.SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.