

Luciane Ceretta assumirá o comando da Secretaria de Estado da Educação – Foto: Divulgação/ND
Luciane Ceretta foi nomeada como a nova secretária de Educação de Santa Catarina. O anúncio foi feito pelo governador, Jorginho Mello, na tarde de segunda-feira (19).
A atual reitora da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) ganhou força nos bastidores após o professor Aristides Cimadon deixar o cargo por questões de saúde. Ele havia assumido o comando da Educação em abril de 2023.
Luciane Ceretta é reitora da Unesc, no Sul de SC
Luciane Bisognin Ceretta tem 52 anos, é casada com Renan Antonio Ceretta e mãe de Vitória Ceretta. Natural de Faxinal do Soturno, no Rio Grande do Sul, veio para Santa Catarina na década de 90 e recebeu o título de Cidadã Catarinense, proposto pela Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), em 4 de dezembro de 2023.
Graduada em Enfermagem pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), concluiu o mestrado em Enfermagem pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em 1999, e obteve o doutorado em Ciências da Saúde, pela Unesc, em 2011.

Luciane Ceretta foi convidada pelo governador Jorginho Mello para assumir a Secretaria de Estado da Educação – Foto: Vicente Schmitt/Agência AL/ND
Além disso, possui quatro MBAs em Gestão Estratégica de Negócios; Gestão de Pessoas; Gestão Financeira; e Gestão de Projetos, bem como oito especializações, dessas, quatro na área da saúde e quatro na área de educação. Atualmente, está cursando graduação em Direito na Unesc.
Pesquisadora nas áreas de Ciências da Saúde e Educação, Luciane tem 300 pesquisas publicadas, mais de 150 artigos científicos e quase 30 livros como autora ou organizadora. Já recebeu diversas homenagens e prêmios, incluindo o Diploma de Mérito Educacional do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina.
Como consultora da Organização Pan-Americana de Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz, desenvolveu projetos inovadores para o planejamento e a gestão da saúde em diversos estados brasileiros, em parceria com o Ministério da Saúde. Foi destacada pela Fiocruz por seus estudos sobre os efeitos da Covid-19 e apoio aos municípios brasileiros.

Luciane Ceretta foi novamente empossada como reitora da Unesc no início de maio, para o mandato 2025-2029 – Foto: Divulgação/ND
Luciane Ceretta está no terceiro mandato como reitora da Unesc e é a primeira mulher a assumir o alto posto da gestão da universidade. Em dezembro de 2024, tomou posse para o segundo mandato como presidente da Acafe (Associação das Fundações Educacionais Catarinenses).