
Durante a audiência no Senado, o ministro dos transportes, Renan Filho foi questionado sobre a celeridade da obra no Morro dos Cavalos em Palhoça, pelo senador catarinense, Esperidião Amin (PP-SC).
Amin lembrou que na área da BR-101, na Grande Florianópolis, que compreende o Morro dos Cavalos, existe um parque ambiental. São cerca de mil quilômetros quadrados de extensão e isso dificulta uma obra complexa no local.

Esperidião Amin cobra resposta técnica e agilidade na obra do Morro dos Cavalos – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado/ND
Por isso, o senador se dispôs a aceitar uma proposta do governo federal, desde que seja viável e aplicável com agilidade, já que o desejo de uma obra que traga segurança aos usuários se arrasta por décadas.
Em resposta, o ministro Renan afirmou que nos próximos dias deve convidar representantes de Santa Catarina para discutir uma proposta que já está em análise pelo Ministério dos Transportes.

Renan Filho prometeu chamar o governo catarinense nos próximos dias para conhecer a nova proposta – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado/ND
Renan Filho destacou que a proposta será mais viável no que diz respeito a questões ambientais e econômica para que o problema seja solucionado em um curto espaço de tempo, já que a reivindicação é antiga.
Paralelo a isso, o TCU (Tribunal de Contas da União) analisa a otimização do contrato com a Arteris, empresa concessionária que administra o trecho da BR-101, na Grande Florianópolis. O prazo para que o Tribunal dê seu parecer é de cerca de quatro meses.
Santa Catarina apresentou proposta para o Morro dos Cavalos
Também existe o projeto encomendado pelo governo do estado que prevê a construção de um contorno pelo Morro dos Cavalos. A obra seria mais barata e mais viável, mas indígenas que vivem na área não aceitam a proposta.
Já o túnel que possui projeto e ficou de fora das obras prioritárias, custaria cerca de R$ 1 bilhão e levaria pelo menos quatro anos para ser executado. Mas a ideia não é a mais apreciada por lideranças regionais que apontam o contorno viário mais inteligente e econômico com custo estimado em R$ 291 milhões.