Líderes Mundiais Reagem após Anúncio de Novo Papa: Veja Quem Já se Manifestou

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

O cardeal americano Robert Prevost, que escolheu ser chamado Leão XIV, foi eleito com conclave nesta quinta-feira (8). Após dois dias de reuniões, os 133 cardeais deram o mais alto cargo da Igreja Católica para o americano. Ele é o primeiro papa estadunidense na história a assumir o pontificado.

Prevost, 69 anos, passou grande parte de sua carreira como missionário no Peru. Ele é chamado de “o cardeal de duas nacionalidades”, depois de conseguir a cidadania do país latino-americano em 2015. O novo papa é relativamente desconhecido no cenário global. Nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023, ele deu poucas entrevistas à mídia e raramente fala em público.

O sucessor de Francisco também será chefe de Estado do Vaticano, o menor país do mundo com cerca de 1000 habitantes, todos membros da Igreja ou funcionários do clero.

Repercussão mundial

Líderes de diversas nações parabenizaram Leão XIV, reconhecendo oficialmente sua vitória. O presidente americano Donald Trump saudou Prevost em sua rede social Truth Social e disse que está ansioso para conhecer o novo pontífice.

“Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que empolgação, e que Grande Honra para o nosso País. Estou ansioso para conhecer o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!”, afirmou o presidente americano.

Luís Inácio Lula da Silva felicitou o novo papa na rede social X, desejando que Leão XIV dê continuidade ao legado de Francisco.

“Quero cumprimentar o cardeal norte-americano Robert Prevost, escolhido hoje para comandar o destino da Igreja Católica, com o nome de Leão XIV. Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos. Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo. Que o Papa Leão XIV nos abençoe e nos inspire na busca permanente pela construção de um mundo melhor e mais justo”, disse Lula.

Geraldo Alckmin também se pronunciou: “O anúncio  que o mundo esperava finalmente aconteceu: habemus papam! Neste momento histórico, nós, brasileiros, temos o orgulho de nos unir a todos os que comungam da alegria pela eleição do Papa Leão XVI, confiando que, sob a sua liderança, a Igreja Católica Apostólica Romana haverá de perseverar em sua missão evangelizadora, inspirando a paz, união e esperança a toda a humanidade”, declarou.

 








O post Líderes Mundiais Reagem após Anúncio de Novo Papa: Veja Quem Já se Manifestou apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.