Às vésperas do início da safra 2025, nesta quinta-feira (1), o Supremo Tribunal Federal (STF) não analisou o mérito da ação do governo de Santa Catarina que contesta a portaria federal que estabelece cotas para a pesca da tainha. O ministro relator Gilmar Mendes entendeu que não há “controvérsia constitucional” e que, por isso, existem outros meios jurídicos disponíveis para discussão do assunto antes da opção pela ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental). Agora, a Procuradoria Geral do Estado vai protocolar uma ação, com o mesmo objetivo, junto à Justiça Federal.
SOM NAS PRAIAS
Está prevista para esta segunda-feira (28) a segunda votação do projeto que proíbe caixas de som nas praias de Florianópolis, com possibilidade de multa e apreensão dos equipamentos. A proposta foi aprovada, em primeira votação, na sessão de 9 de abril. E nas sessões seguintes não chegou a ser votado por falta de quórum.
ABORDAGEM
A 30ª promotoria de justiça da Capital negou pedido de investigação sobre abordagem a uma pessoa em situação de rua realizada pelo secretário de Assistência Social de Florianópolis, Bruno Souza. De acordo com denúncia à ouvidoria do MPSC, ao oferecer tratamento contra dependência química teria ocorrido exposição indevida nas redes sociais. Segundo o promotor Fabrício Cavalcanti, não houve ilegalidade. “O direito de permanência de moradores de rua em espaços públicos, que é garantido pela Constituição Federal, assegurando o direito de ir e vir e o uso comum dos bens públicos, não se confunde com a ocupação irregular de espaços públicos, que pode ser considerada uma violação das normas administrativas e urbanísticas”, registrou.
Dependência – “Os fatos apresentados não conduzem à ideia de que houve algum tipo de ofensa à dignidade, cidadania e o acesso a políticas públicas. Ao contrário, no vídeo, o secretário municipal oferta à moradora de rua a possibilidade de se inserir voluntariamente em tratamento contra dependência química, o que é recusado por ela expressamente naquele momento”, afirmou.

Depois de 11 anos, a exposição “Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano” volta a Florianópolis no dia 20 de maio. São nove corpos reais, em poses inusitadas e numa visão tridimensional, que se doaram em vida para a ciência e foram submetidos ao método da plastinação, criado pelo médico alemão Gunther Von Hagens na década de 1970. Alguns corpos estão em posições esportivas, como é o caso da acrobata e do tenista. Quem visitar a exposição também poderá conferir o corpo dissecado que aparece em uma cena do filme “007 – Cassino Royale” (2006), gravada em Praga, na República Tcheca. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Uhuu!. Foto: Diego Walendorff Petter, divulgação
EXPANSÃO
O Ilha Hospital prevê investimentos de R$ 50 milhões nos próximos anos para ampliação do espaço físico em 100%, compra de equipamentos e investimento em tecnologia. A instituição privada, fundada em 1984 com o nome de Clínica Jane Cirurgia Plástica, tem maternidade, UTI neonatal salas cirúrgicas, além de atendimento 24h adulto, infantil e ortopédico, entre outros serviços no bairro do Pantanal. “O município precisa de mais serviços de saúde”, afirma o sócio e diretor executivo Paulo Poli.
MARES – Depois de tuas etapas em 2025, com a retirada de 2,5 toneladas de lixo no Campeche e em Porto Belo, o projeto Limpeza dos Mares programou uma serie de palestras em maio. Em 7 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, o programa vai a Bombinhas, e no segundo semestre já estão confirmadas as etapas de Paulo Lopes e da praia de Canasvieiras.
PREMIAÇÃO
A Associação Empresarial de Palhoça entregou o Prêmio ACIP 2025, que reconheceu as empresas e empreendedores que se destacaram em diferentes setores da economia local. O evento, realizado no dia 23, celebrou os 32 anos da entidade e oficializou a nova diretoria. Os vencedores da noite foram Pizzaria Di Roma (comércio), Komeco Komlog Importação (indústria) Mais Internet (prestação de serviço) e Francisco Assis, da empresa Sinasc, que recebeu o título de Empresário Destaque. Rodrigo Rocha transmitiu a presidência para Lincoln Lenoch, que destacou a importância da união do setor produtivo reforçou o compromisso com a inovação e representatividade para fortalecimento do ecossistema empresarial palhocense.
INOVAÇÃO
Foram divulgadas as 34 empresas finalistas da terceira edição do Prêmio Aemflo Inovação. As selecionadas, destaques em soluções inovadoras em seus negócios, representam os segmentos de indústria, comércio, serviços, tecnologia e educação. “É hora de reconhecer as boas práticas de gestão de empresas associadas. Vamos aprender com suas histórias e valorizar empreendedores e empresas através de suas estratégias”, afirma o presidente da Aemflo e CDL de São José, Gilberto Rech. A solenidade de premiação será no dia 8 de maio, no Centro Multiuso de São José.