Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Existe muito trabalho envolvido para que uma ótima ideia de negócio se transforme em uma caso prático. Felizmente, a IA generativa pode ser extremamente útil nestes casos, com a criação de estratégias e planos, pesquisa de mercado e conteúdo de marketing, por exemplo.
No entanto, para obter bons resultados, as ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, precisam de prompts bem elaborados, que expliquem claramente o que você deseja alcançar.
A seguir, confira cinco exemplos de prompts que podem ajudar empreendedores e donos de negócios em tarefas críticas de planejamento, administração e pesquisa.
1. Valide sua ideia de negócio
Você pode estar certo de que sua ideia é genial, mas a avaliação do ChatGPT provavelmente trará pontos importantes para reflexão.
Prompt: “Aja como um mentor de negócios experiente e me ajude a validar minha ideia de negócio. Avalie minha ideia com base na oportunidade de mercado, adequação problema-mercado, diferenciação em relação à concorrência, viabilidade do modelo de negócio, exequibilidade e escalabilidade. Forneça um resumo de uma frase com sua avaliação sobre a validade da ideia, além de um relatório mais detalhado, porém conciso, com uma crítica construtiva e sugestões de melhoria ou pontos a considerar. Aqui está minha ideia: [inserir ideia].”
2. Personalize seus planos
É fácil digitar “gerar um plano de negócios para uma floricultura”, mas isso não vai criar algo útil. Em vez disso, peça ao ChatGPT que guie você pelas etapas necessárias.
Prompt: “Aja como um consultor de negócios experiente que está me ajudando a gerar um plano de negócios formal com base na minha ideia. Faça perguntas, uma de cada vez, para reunir as informações mais importantes. Quando tiver dados suficientes, gere um plano de negócios completo no seguinte formato: Resumo Executivo, Problema e Solução, Público-Alvo, Modelo de Negócio, Estratégia de Marketing e Vendas, Plano Operacional e Visão Financeira. Entregue o plano em dois formatos: uma versão de uma página e outra mais aprofundada, mas ainda concisa.”
3. Escreva um e-mail “teste” para um potencial cliente
A primeira impressão é a que fica, então apresente-se com um e-mail profissional.
Prompt: “Me ajude a escrever uma carta de apresentação para enviar a um cliente potencial do meu negócio de [inserir o tipo de negócio]. O foco deve ser nos principais benefícios dos meus [produtos/serviços], que são [inserir benefícios], e nosso diferencial, que é [descrever proposta de valor]. Gere um e-mail profissional e envolvente, pensado para maximizar as chances de obter uma resposta.
4. Crie um pacote de identidade visual
Modelos mais avançados, como o GPT-4o, fazem geração de imagens impressionantes, mas ainda podem ter dificuldades com os formatos corretos de arquivo. Esse prompt analisa sua marca e oferece instruções para um designer criar sua identidade visual.
Prompt: “Aja como um especialista em branding e design. Preciso que você gere um pacote de identidade visual para meu negócio, incluindo logotipo, símbolo da marca, papel timbrado, paleta de cores e tipografia. Primeiro, faça perguntas sobre meu negócio e marca, uma de cada vez, para coletar as informações necessárias. Depois, crie instruções detalhadas que possam ser entregues a um designer para que ele desenvolva os elementos visuais. As instruções devem incluir detalhes sobre o design visual, dimensões e formatos de arquivo exigidos para cada item.”
5. Escreva um “pitch rápido”
Todo negócio precisa de um pitch que comunique sua proposta de valor de forma clara, concisa e persuasiva.
Prompt: “Aja como um especialista em comunicação empresarial e me ajude a criar um pitch de elevador claro e impactante para minha ideia de negócio. Faça até três perguntas específicas, uma de cada vez, para reunir as informações principais. Com base nisso, crie um pitch persuasivo e chamativo, fácil de dizer, focado no valor do negócio, proposta para o cliente e diferenciais. O texto deve ter no máximo 80 palavras.”
O post 5 Prompts do ChatGPT para Impulsionar Qualquer Negócio apareceu primeiro em Forbes Brasil.