

Nem toda peça deve ser compartilhada; saiba quais peças de roupa que você nunca deve emprestar a ninguém – Foto: Freepik/ND
Quando um amigo ou parente precisa, acabamos emprestando nossas roupas na “camaradagem”. Porém, essa prática pode trazer sérios riscos.
Existem certas peças de roupa que você nunca deve emprestar, pois o contato direto e prolongado com a pele facilita a transferência de suor, óleos corporais, células mortas, bactérias e até ácaros.
As peças de roupa que você nunca deve emprestar a ninguém:
Roupas íntimas e trajes de banho

Roupas íntimas, como calcinhas, cuecas e sutiãs, estão no topo da lista de peças de roupa que você nunca deve emprestar, por questões óbvias de higiene – Foto: Unsplash/ND
Roupas íntimas, como calcinhas, cuecas, sutiãs usados sem proteção, ficam em contato direto com áreas extremamente sensíveis e privadas do corpo.
A revista Real Simple ressalta que esse é o motivo pelo qual a maioria das lojas tem uma política de não devolução para essas peças, mesmo novas.
Seguindo esse raciocínio, os trajes de banho também não devem ser compartilhados.
A Real Simple aponta que, por serem peças que ficam muito justas à pele e em contato com áreas íntimas, compartilhá-las não é higiênico.
Leggings e calças justas

Por estarem em contato direto com áreas sensíveis do corpo, as calças justas e leggings são peças de roupa que você nunca deve emprestar em hipótese alguma – Foto: Unsplash/ND
Leggings e calças justas absorvem muito suor e bactérias por ficarem coladas ao corpo, especialmente durante exercícios.
Segundo o site Healthline, emprestá-las pode aumentar o risco de infecções de pele e até desequilibrar a flora íntima.
Roupas de academia

Tops, regatas e shorts de academia são campeões em retenção de suor e devem ser tratados como peças de roupa que você nunca deve emprestar – Foto: eugene barmin/ND
Roupas de academia, como tops, shorts e regatas, acumulam muito suor e bactérias.
A Real Simple explica que, mesmo depois de lavadas, essas peças, principalmente as feitas de tecido sintético, ainda podem reter microrganismos e mau cheiro.
Camisetas básicas e pijamas

Camisetas usadas direto na pele e pijamas também entram na lista de peças de roupa que você nunca deve emprestar, principalmente por causa da oleosidade e do contato com as axilas – Foto: Unsplash/ND
Camisetas e regatas usadas direto na pele acumulam suor e oleosidade, especialmente nas axilas.
A Real Simple alerta que, mesmo parecendo limpas, essas peças podem conter microrganismos que causam mau cheiro ou irritações em quem usar depois.
Já os pijamas, segundo o Reader’s Digest, também merecem cuidado, pois são usados por horas durante o sono, suando e em contato direto com a pele.
Se não forem lavados com frequência, podem acumular bactérias e ácaros, por isso, não devem ser compartilhados.

Lavar as roupas ajuda, mas não elimina as chances de contaminação – Foto: Darina/ND
Lavar as roupas ajuda, mas nem sempre remove todos os microrganismos. Fatores como o tipo de tecido e a temperatura da água influenciam na higienização.
Por isso, manter certas peças só para uso pessoal é a melhor forma de cuidar da sua saúde. Pense bem antes de emprestar ou pegar emprestado!