Domingo de festa em Florianópolis marca 25 anos do Parque de Coqueiros

Um refúgio para apreciar a beleza da natureza e desfrutar de momentos relaxantes. O Parque de Coqueiros, situado na região continental de Florianópolis, celebra nesta segunda-feira seu 25º aniversário, marcando o início das obras de um espaço que atualmente abrange 35.288 metros quadrados, fruto da visão inovadora do engenheiro eletricista Hamilton Schaefer.

Para celebrar o dia, a Pró-Coqueiros (Associação de Moradores de Coqueiros) organizou, no último domingo (7), diversas atividades para a comunidade, incluindo uma homenagem ao engenheiro, destacando sua contribuição na concepção do parque.

Evencio Elyas Filho, Eduardo Schaefer, Leonardo Contin, Tânia Helena Schaefer, Serlene Lucyc Wolff e Maristela Costa participaram do evento no domingo – Foto: Valeska Loureiro/ND

A associação está impulsionando a mudança do nome para Parque de Coqueiros Eng. Hamilton Schaefer, um processo que está atualmente em andamento na Câmara de Vereadores.

“O Parque de Coqueiros surgiu através da mobilização da comunidade, que lutou na época, praticamente sozinha para transformar um espaço abandonado no que vemos hoje. A comunidade viu que aqui poderia ser um local não só para os moradores, mas para todos que desejassem se reunir e desfrutar. O senhor Hamilton foi um dos pioneiros, que organizou a comunidade para transformar esse espaço em um local público, cheio de verde e beleza”, relata o presidente da Pró-Coqueiros, Leonardo Contin.

“Estamos celebrando os 25 anos do parque, mas, mais do que isso, relembrando as pessoas que foram pioneiras e que lutaram para ter esse espaço para a população”, acrescenta.

A data foi comemorada com um passeio de bicicleta, música e piquenique, com direito a bolo de aniversário e vela de 25 anos. Enquanto ocorriam as celebrações, os visitantes do parque também puderam se aprofundar nas histórias através de um mural de fotos que reunia registros do início dos trabalhos e curiosidades.

Evencio Elyas Filho, ex-membro da diretoria da Pró-Coqueiros, trabalhou ao lado de Hamilton e relembra algumas questões que foram consideradas na concepção do parque.

“O parque é uma ideia e tinha uma visão para todas as situações. Plantar árvores aparentemente é fácil, no entanto, aqui no parque houve uma preocupação, pois árvores com raízes profundas não iriam florescer. Então, até esse tipo de escolha tivemos que fazer”, conta o aposentado.

Parque de Coqueiros: uma ideia de cidadania

A presidente do Conseg (Conselhos Comunitários de Segurança) de Coqueiros e ex-membro da diretoria da Pró-Coqueiros, Elaine Otto, considera-se uma aluna do engenheiro Schaefer e destaca a frase “uma ideia de cidadania”.

Elaine Otto, presidente do Conseg, destaca que o espaço nasceu de uma idea da comunidade – Foto: Valeska Loureiro/ND

“O Hamilton deixou para a cidade esse parque. Um parque modelo, resultado do que iniciamos há 25 anos. Ele foi meu mestre, aprendi com ele, e sempre carrego em mente essa frase. Ele tinha essa consciência cidadã. Ser cidadão é transformar um ato pessoal em resultado coletivo, e foi esse legado que ele nos deixou”, destaca Elaine.

Projeto de lei

Um projeto de lei, proposto pelo vereador João Cobalchini (MDB), está em tramitação na Câmara de Vereadores, com o objetivo de renomear o espaço para “Parque de Coqueiros Eng. Hamilton Schaefer”.

Segundo a associação, essa iniciativa surge como uma justa homenagem à liderança e à contribuição incansável de Schaefer no processo de criação dessa área de lazer para o bairro da região continental, representando uma oportunidade de “fazer justiça ao trabalho gigante, abnegado e sem qualquer remuneração” do engenheiro.

Schaefer, que foi professor e ocupou o cargo de vice-reitor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) entre 1972 e 1976, faleceu em 10 de novembro de 2023, aos 84 anos de idade. O projeto foi encaminhado para o parecer da Procuradoria-Geral, após passar pelos pareceres da assessoria técnica e da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

O engenheiro civil e morador do bairro há mais de 50 anos Roberto Vaz foi aluno de Hamilton na época em que lecionou na UFSC e revela quem foi Hamilton para ele.

Engenheiro civil Roberto Vaz mora no bairro há mais de 50 anos – Foto: Valeska Loureiro/ND

“O professor Hamilton era uma pessoa além do seu tempo, com o olhar voltado para o futuro e que conhecia a importância de um parque de área verde dentro de uma cidade. Com essa visão, ele conseguiu motivar toda uma comunidade em prol dos interesses das pessoas, e o resultado dessa ideia é o espaço importantíssimo que usufruímos hoje”, finaliza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.