Vaticano autoriza processo de beatificação da baiana Maria Milza

Maria Milza dos Santos Fonseca teve uma vida marcada pelo cuidado com os pobres e doentes; com autorização do processo, recebe o título de Serva de Deus

Da Redação, com Regional Nordeste 3 CNBB

A baiana Maria Milza dos Santos Fonseca / Foto: Divulgação

O departamento vaticano para as Causas dos Santos autorizou o processo de beatificação da baiana Maria Milza dos Santos Fonseca. A notícia foi divulgada nesta quarta-feira, 16, pela assessoria de comunicação do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Com a autorização vaticana, Maria Milza passa a ser reconhecida com o título de Serva de Deus, primeiro passo rumo à declaração de santidade. Falecida em 1993, ela teve uma vida marcada pelo cuidado com os pobres e doentes, pela intensa vida de oração e pela atuação missionária em sua comunidade.

“O início do processo de beatificação da Serva de Deus Maria Nilza representa para o nosso Regional um sinal de esperança e um verdadeiro estímulo a vivermos e a trilhar o caminho da santidade”, afirma o presidente do Regional Nordeste 3, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros.

A autorização foi concedida após solicitação formal apresentada por Dom Estevam dos Santos Silva Filho, bispo da Diocese de Ruy Barbosa (BA), à qual pertence o povoado de Alagoas, local onde Maria Milza viveu e exerceu seu apostolado. A confirmação do Dicastério, assinada pelo cardeal Marcellus Semeraro, Prefeito do organismo vaticano, atesta que não há impedimentos para o prosseguimento da causa.

Próximos passos

A próxima etapa será a fase diocesana do processo, que consiste na coleta de testemunhos, documentos e provas sobre a vida, virtudes e fama de santidade da Serva de Deus. A instalação oficial do tribunal diocesano está marcada para o dia 15 de agosto de 2025, data que também celebra os 102 anos de nascimento de Maria Milza. A cerimônia ocorrerá no próprio povoado de Alagoas.

Maria Milza dos Santos Fonseca faleceu em 1993, deixando um legado de fé, caridade e serviço ao próximo, que continua inspirando fiéis e devotos em diversas regiões do Brasil.

Em comunhão com a Diocese de Ruy Barbosa, o Regional Nordeste 3 convoca os fiéis a se unirem em oração durante todo o processo, pedindo a intercessão da Serva de Deus para que a causa avance com frutos e bênçãos. “Em nome do nosso Regional, saudamos a Diocese Ruy Barbosa na pessoa do seu bispo, Dom Estevam, por esse sinal de esperança no Ano Jubilar”, disse Dom Dirceu.

Mais informações sobre os próximos passos e nomeações para o tribunal serão divulgadas em breve.

Veja, abaixo, o passo a passo de um processo de canonização:

O post Vaticano autoriza processo de beatificação da baiana Maria Milza apareceu primeiro em Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.