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O Google está sendo processado no Reino Unido por possíveis danos de até 5 bilhões de libras (US$6,6 bilhões) em uma ação coletiva que alega que a empresa abusou de sua posição dominante no mercado de pesquisas online.
A ação coletiva, apresentada ao Tribunal de Apelação da Concorrência nesta terça-feira (16), argumenta que as ações do Google permitiram que a empresa cobre preços mais altos pelos anúncios que aparecem nos resultados de pesquisas do que poderia cobrar se houvesse um mercado competitivo.
Segundo o processo, o gigante da tecnologia dos EUA contratou fabricantes de telefones celulares para pré-instalar o mecanismo de pesquisa do Google e o navegador Chrome em dispositivos Android e pagou à Apple para torná-lo o mecanismo de pesquisa padrão em iPhones, com a intenção de eliminar a concorrência.
A reivindicação, apresentada pela especialista em direito da concorrência Or Brook em nome de milhares de empresas, alega que o Google garantiu que seu mecanismo de busca tivesse melhor funcionalidade e mais recursos para a oferta de publicidade do próprio Google do que a de seus concorrentes.
O Google disse que esse é “mais um caso especulativo e oportunista. Vamos nos opor vigorosamente a ele”. “Os consumidores e anunciantes usam o Google porque ele é útil, e não porque não há alternativas”, disse um porta-voz.
Brook disse que as empresas quase não têm escolha a não ser usar os anúncios do Google para fazerm publicidade de seus produtos e serviços. “Os órgãos reguladores de todo o mundo descrevem o Google como um monopólio”, disse ela em comunicado.
“O Google tem aproveitado seu domínio no mercado de pesquisa geral e de publicidade em buscas para cobrar mais dos anunciantes.”
O órgão regulador antitruste do Reino Unido lançou em janeiro uma investigação sobre os serviços de busca do Google, incluindo seu impacto nos mercados de publicidade.
A Autoridade de Concorrência e Mercados afirmou, na época, que milhões de pessoas e empresas dependem dos serviços do Google, que representam 90% das buscas e são usados por mais de 200 mil empresas do Reino Unido para fazer publicidade.
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