O curioso ‘jogo’ do vice preferido em Criciúma

O atual secretário de Saúde do município de Criciúma, Acélio Casagrande, teria dado juras de fidelidade ao atual prefeito que já escolheu o seu candidato à sucessão. Fidelidade essa que vem sendo consumida por um cenário curioso e bem diferente. É que desde a semana passada, quando a oposição definiu o seu principal nome, ele tem mantido conversas e alimentado a esperança de ser oposição.

Acélio Casagrande foi ao encontro do governdor Jorginho Mello e Ricardo Guidi, sábado (6) durante o jogo final do Campeonato Catarinense – Foto: Divulgação/ND


Acélio esteve com Jorginho e Guidi na final do Catarinense

Estrategicamente, Acélio Casagrande foge da imprensa e aparentemente esquiva-se de conversas com o atual prefeito, mas poupa oportunidades de se mostrar ao lado de Ricardo Guidi, que é candidato à oposição. Na quinta-feira, quando Guidi lançou o seu nome como pré-candidato, o próprio disse que Acélio seria um bom vice. Já o governador Jorginho Mello disse que tinha conversado com Acélio naquele dia. Neste sábado, durante a final do Campeonato Catarinense, no Estádio Heriberto Hülse, Acélio foi ao encontro de Guidi e o governador.

Na manhã deste domingo, pelo menos três fontes do blog confirmaram ter ouvido a mesma conversa de Acélio Casagrande. Ele deve anunciar nesta segunda-feira que tem dois caminhos. Um deles é ser candidato a prefeito pelo PSDB, a outra é ser vice, mas não de Arleu da Silveira, seu colega de governo municipal e escolhido do prefeito Clésio Salvaro.

Ante a ausência de manifestação de Acélio à imprensa ficam valendo, nos bastidores, estas apurações que se consegue fazer com possíveis aliados de Acélio ou de Guidi. Curiosamente, estas conversas de Acélio foram com pessoas ligadas à pré-candidatura de Ricardo Guidi.

Quem é Acélio

Acélio Casagrande é um líder político de Criciúma que já foi vereador, candidato a prefeito e que desde a década de 1980 tem estado em todas as eleições, senão como candidato como forte cabo eleitoral. Já ocupou a cadeira de deputado federal como suplente, é atual primeiro suplente de deputado estadual pelo PSDB. Nos tempos do governo de Luiz Henrique da Silveira foi Secretário de Estado de Articulação Nacional e adjunto da Saúde, sendo que no governo de Eduardo Moreira no Estado ele foi titular da Secretaria de Estado da Saúde. Nestas últimas três décadas nunca esteve fora dos governos.

Em Criciúma, é conhecido como o maior frequentador de velório e de festas da comunidade. É do tipo que faz campanha durante todo o tempo. Goza de altos índices de popularidade, embora respingue sobre ele o desgaste do longo tempo de ocupação de cargos.

A estratégia

Parece evidente que ao fugir do contato com a imprensa ele alimente na cabeça de todos a dúvida, prática utilizada por Ricardo Guidi, recentemente, e que deu bons resultados. Hoje, em Criciúma, não se fala mais em candidatura a prefeito, pois se sabe que estas vagas são de Arleu da Silveira (PSD), apoiado por Clésio Salvaro, e Ricardo Guidi (PL), apoiado pelo governador Jorginho Mello. Ambos querem Acélio Casagrande como vice.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.