Prefeito Fernando Cruzetta faz balanço dos 100 dias em Orleans

O prefeito de Orleans, Fernando Cruzetta, fez um balanço dos 100 primeiros dias de gestão, com destaque para o enfrentamento de dificuldades financeiras e estruturais herdadas da administração anterior. A exposição contou com a presença da vice-prefeita Leonete Librelato e dos secretários municipais.

A situação financeira inicial indicava R$ 10,4 milhões em caixa, mas com R$ 8,1 milhões já comprometidos, restando apenas R$ 2,3 milhões em recursos livres. Desse montante, R$ 2,1 milhões estavam vinculados a dívidas herdadas, resultando em apenas R$ 126 mil efetivamente disponíveis para novos investimentos no início do mandato. Entre as pendências estavam dívidas com a Receita Federal, férias de servidores, convênios da saúde e aluguéis em aberto. Houve ainda a necessidade de um aporte emergencial de quase R$ 1 milhão na manutenção da frota municipal.

Até abril de 2025, a situação financeira evoluiu: a prefeitura atingiu R$ 17,4 milhões em contas, sendo R$ 7 milhões de recursos livres.

Principais problemas identificados
Educação: Um “apagão de dados”, com exclusão de arquivos, rotas de transporte escolar e imagens de monitoramento. O caso está sob investigação policial.

Compras e licitações: 68 processos vencidos ou irregulares, compras sem destinação clara e materiais incompatíveis.

Pessoal: Pagamentos indevidos de gratificações e banco de horas, desvio de função de servidores.

Patrimônio e frota: Falta de manutenção, controle e inventário; muitos equipamentos estavam inoperantes ou sem solução.

Gestão administrativa e reestruturações
A atual administração reorganizou convênios antigos, como os das pontes em Brusque do Sul e Rio Laranjeiras, negociou a sede do INSS, notificou a empresa do estacionamento rotativo (dívida de R$ 294 mil), e corrigiu isenções indevidas. Iniciativas como o projeto de reconstrução do hospital com R$ 4 milhões garantidos e a preparação do Parque Princesa Isabel foram encaminhadas.

Resumo das secretarias
Educação: Implantação do pré-escolar integral, reorganização de CEIs, regularização do transporte escolar, novas parcerias e estruturação de atendimento especializado.

Saúde: Regularização de contratos, ampliação de horários de UBSs, reestruturação do CAPS, ativação de Saúde Bucal e mais de 50 mil procedimentos realizados.

Planejamento: Redução no tempo de análise de projetos para 7 dias, 45 projetos analisados, 115 viabilidades deferidas.

Infraestrutura: Limpeza urbana, manutenção emergencial de vias, revisão da frota e criação de sistema de controle.

Agricultura: Criação do programa Agro 360, manutenção de equipamentos, apoio à piscicultura e à COOPERFALE.

Assistência Social: Expansão dos Clubes de Mães (de 3 para 21), ampliação de grupos da terceira idade, mais de 1.000 atendimentos do Bolsa Família e 95 solicitações de habitação.

Esportes: Apoio a eventos escolares e competições regionais, manutenção das escolinhas e diagnóstico de carências estruturais.

SAMAE: Conclusão de obras de saneamento, investimentos em energia solar e aquisição de novos equipamentos.

FAMOR: Levantamento de processos ambientais, relatórios judiciais e reforço em transparência e fiscalização.

Acesse a íntegra do relatório (PDF 112MB)
Colaboraçâo:  Altair Jr/Divulgação
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