O vereador de primeiro mandato Jean Volpato lançou seu nome para presidir o PT de Blumenau, no lugar de Erlédio Pering. Foi durante as comemorações dos 45 anos do partido, no sábado. A eleição do diretório municipal está prevista para julho.
“Nosso projeto é coletivo. Queremos um PT cada vez mais próximo da base, que dialogue com o povo e que se prepare para disputar a cidade com coragem e propostas concretas. Tenho orgulho da nossa história e assumo essa candidatura com o compromisso de continuar escrevendo o futuro ao lado da militância”, declarou.
A candidatura de Volpato à presidência municipal do PT sinaliza uma tentativa de renovação aliada à retomada da força política do partido na cidade. “Blumenau merece um PT forte, presente nos bairros e comprometido com a transformação social. É isso que estamos construindo”, afirmou o vereador.
O candidato a vice na chapa deve ser o ex-vereador Vanderlei de Oliveira.
Até o momento, apenas uma chapa está inscrita. O prazo final de inscrição é 29 de maio.
Jean Volpato é uma liderança nova, que surge pelos braços do casal Lima, Décio e Ana Paula. É nome certo para ser candidato a deputado estadual, ele que foi candidato em 2022.
Na disputa estadual, o atual presidente, Décio Lima, não tentará a reeleição. Ele apoia o deputado estadual Fabiano da Luz. Nesta disputa, pelo menos dois outros nomes são ventilados, o do também deputado estadual Padre Pedro e o suplente de vereador da capital, Professor Cadu.
O PT é o único partido com eleição direta entre os filiados para a presidência do partido nas três esferas: municipal, estadual e federal.