‘Ídolo de uma geração’: quem era Ziraldo, autor que deu vida ao ‘Menino Maluquinho’

O escritor, desenhista, jornalista e autor de ‘O Menino Maluquinho’ Ziraldo, morreu neste sábado (6), aos 91 anos. Sua morte causou comoção e foi amplamente comentada entre diversas personalidades.

Ziraldo faleceu dormindo, por volta das 15h, no apartamento onde morava no Rio de Janeiro – Foto: Facebook Ziraldo/Reprodução/ND

Ditadura Militar

Ziraldo foi um dos colaboradores para a fundação do “O Pasquim”, que viria ao público de fato em meados de 1969. O tabloide de oposição ao governo  militar foi um dos principais motivos do cartunista ter tido sua prisão decretada no mesmo ano, após a promulgação do AI-5.

Prêmios de Ziraldo em carreira

O desenhista recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira. Com 28 anos, recebeu o Nobel Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas. No mesmo ano, ele também foi reconhecido com o prêmio Merghantealler — principal premiação da imprensa livre da América Latina.

Em 1980, nascia o seu maior sucesso: “O Menino Maluquinho”. A obra também foi adaptada para a televisão e para o cinema. O personagem criado por Ziraldo concorreu e ganhou o prêmio Jabuti de Literatura em 1980.

A morte de Ziraldo foi comentada por diversas personalidades- Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O cartunista também recebeu os prêmios Prêmio Hans Christian Andersen, Ordem do Mérito Cultural, Ibero-Americano de Humor Gráfico e outro prêmio Jabuti de Literatura em 2012.

Repercussão entre as personalidades

A morte de Ziraldo foi amplamente comentada por diversas personalidades e instituições que prestaram suas homenagens ao cartunista. Veja algumas das homenagens:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.