Vanessa Cavallazzi toma posse no comando do MPSC: “Somos os guardiões da democracia e dos direitos fundamentais”

A promotora de Justiça Vanessa Wendhausen Cavallazzi tomou posse, nesta sexta-feira (11), como procuradora-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para o biênio 2025-2027. Ela substitui o procurador Fábio de Souza Trajano.

A nomeação de Cavallazzi ocorreu após processo de votação pela classe, realizada em 28 de fevereiro, e envio da lista tríplice ao governador Jorginho Mello (PL). Na votação, Trajano obteve 292 votos e Vanessa, 261, sendo escolhida pelo chefe do Executivo.

“Nós somos os guardiões da democracia e dos direitos sociais fundamentais”, afirmou Vanessa no discurso de posse. A procuradora-geral defendeu maior proximidade social e regionalização para aproximação cada vez maior com os cidadãos. “Tendo a judicialização como última alternativa, é preciso evoluir para um diálogo mais direto com o poder público e a sociedade”, disse.

“O enfrentamento do fenômeno das organizações criminosa deve estar na ordem do dia”, alertou, pedindo a atuação integrada das instituições oficiais nesse desafio. Ela também chamou a atenção para as 51 mulheres que foram vítimas de assassinato em Santa Catarina durante 2024, defendendo a criação de um “mapa do feminicídio” para fazer uma radiografia completa que subsidie políticas públicas nas mais variadas áreas.

Trajano, que deixou o cargo, enalteceu a atuação do Ministério Público como “defensor dos interesses mais caros da sociedade, como a democracia e causas sociais”. Ele fez um breve balanço de sua gestão. Destacou, por exemplo, o combate à corrupção e à sonegação social, a proteção do meio ambiente e a atuação para fortalecer o sistema da Defesa Civil catarinense.

O governador Jorginho Mello (PL) e a vice Mariliza Boehm prestigiaram a cerimônia de posse. Entre as autoridades presentes, o ministro Edson Fachin representou o Supremo Tribunal Federal (STF).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.