VÍDEO: Ruas de Florianópolis ficam debaixo d’agua após chover em 12h o previsto para todo mês

Chuvas em Florianópolis superam volume esperado para mês de abril

Moradores ficaram ilhados durante alagamentos em bairros de Florianópolis – Foto: Divulgação/ND

As chuvas em Florianópolis deixaram a cidade em estado de atenção na quinta-feira (10). Em pouco mais de 12 horas, a capital catarinense registrou volume esperado para todo o mês de abril, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina.

Nas 24 horas entre a madrugada de quinta-feira (10) e a madrugada desta sexta-feira (11), as chuvas em Florianópolis registraram acumulado de 104 mm na Lagoa da Conceição, sendo a cidade com maior volume no período. Imbituba, Itapema, São José e Palhoça também estão entre os municípios mais afetados.

Acumulado de chuvas em Santa Catarina nas últimas 24h, segundo a Defesa Civil

Florianópolis registrou maior acumulado de chuva no estado nas últimas 24h – Foto: Divulgação/Defesa Civil SC

A precipitação intensa resultou em diversos pontos de alagamentos e enxurradas. A Defesa Civil explicou que a chuva ocorreu devido a instabilidades no tempo e à atuação da circulação marítima, caracterizada pelo deslocamento da umidade vinda do oceano em direção ao continente.

“Temos ainda um pouco de instabilidade, mas nesse momento não teremos mais volumes iguais à quinta-feira, segundo a previsão. Seguimos monitorando ao longo do dia e a equipe da defesa civil e de recuperação estão nas ruas”, informou a Prefeitura de Florianópolis.

Quais foram os bairros mais afetados pelas chuvas em Florianópolis?

Confira a precipitação total registrada nas estações da Epagri/Ciram em Florianópolis, nas últimas 24 horas:

  1. Lagoa da Conceição: 104 mm
  2. Itacorubi: 95 mm
  3. Centro: 80,4 mm
  4. Carijós: 69,8 mm
  5. Santo Antônio de Lisboa: 68 mm
  6. Lagoa do Peri: 65 mm

O Grupo de Respostas aos Desastres, formado por equipes da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Secretaria de Infraestrutura, atuaram em ocorrências relacionadas às chuvas em Florianópolis.

Alagamentos foram registrados nas regiões sul, leste e norte da cidade. Segundo a prefeitura, os bairros mais afetados foram Campeche, Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, Rio Vermelho e Ingleses, onde caminhões hidrojato foram enviados para auxiliar no escoamento da água.

Árvore cai sobre carro em Capoeiras

Floram e bombeiros atuaram na remoção de árvores caídas durante as chuvas em Florianópolis – Foto: Divulgação/CBMSC/ND

Na tarde de quinta-feira, os bombeiros atenderam uma família ilhada na Servidão Maria de Oliveira Nunes, nos Ingleses. No entanto, os ocupantes da casa não corriam risco e estavam abrigados no piso superior.

Além disso, foram registradas três quedas de árvores, que já foram removidas. Uma tombou na Avenida do Antão, no Morro da Cruz; outra caiu sobre um carro no bairro Capoeiras, na região continental, causando prejuízo material; e a terceira caiu sobre a fiação na Lagoa da Conceição.

Imagens mostram ruas alagadas durante fortes chuvas em Florianópolis


O Rio Vermelho, no Norte da Ilha, está entre os bairros mais afetados pelas chuvas em Florianópolis – Vídeo: Divulgação/ND

Servidão Caminho do Arvoredo ficou alagada no Rio Vermelho – Vídeo: Divulgação/ND

Queda de árvore bloqueou avenida no Morro da Cruz, na noite de quinta-feira – Vídeo: Divulgação/ND

Nível da água sobre em córrego do Monte Verde – Vídeo: Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.