

Pedro Lucas Fernandes é indicado para assumir Ministério das Comunicações – Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados/ND
O novo ministro das Comunicações do governo Lula foi confirmado nesta quinta-feira (10). Anunciado pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), Pedro Lucas Fernandes deixa o cargo de líder do União Brasil na Câmara dos Deputados para assumir a pasta após a saída de Juscelino Filho.
O ex-ministro pediu demissão na terça (8) após denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) de suposto desvio de verbas. Aliado de Juscelino no Maranhão, Pedro Lucas Fernandes assume o ministério depois do feriado da Páscoa.
Pedro Lucas Fernandes mantém ministério com União Brasil
A indicação de Pedro Lucas Fernandes foi pelo União Brasil. Segundo Gleisi, o presidente Lula esteve em reunião com ele nesta tarde, acompanhado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), do presidente do União Brasil, Antônio Rueda, e de Juscelino Filho.
“Ele tem que encaminhar algumas questões pessoais, de mandato e em relação à liderança da bancada. Nesse interregno, vai assumir [a pasta] interinamente a secretária executiva [Sônia Faustino Mendes], que já está no ministério interinamente”, afirmou a ministra Gleisi.

Juscelino Filho foi denunciado pela PGR por desvio de recursos públicos destinados a obras da Codevasf – Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
A petista ainda afirmou que além da indicação de Pedro Lucas não houve mais mudanças para trocas na esplanada. Como informado pelo portal Uol, o presidente Lula também disse que a troca não está no processo de mudança do governo.
Com a saída de Pedro Lucas Fernades da Câmara, o lugar de liderança do União Brasil fica vago. O parlamentar Moses Rodrigues (União-CE) é cotado, assim como Juscelino Filho. A possibilidade do ex-ministro gera resistência na ala devido às denúncias da PGR.
Aliado de Dino e neto de político
Pedro Lucas Fernandes é filho do também politico Pedro Filho Fernandes e neto de Manoel Fernandes, deputado estadual do Maranhão por seis vezes consecutivas.
Foi vereador do Maranhão de 2013 a 2019, na época pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Durante o período em que Flavio Dino foi governador do estado, Pedro foi indicado para ser presidente da AGEM (Agência Executiva Metropolitana), responsável pela gestão da grande São Luis.

Flávio Dino, hoje ministro do STF, indicou Pedro Lucas Fernandes para presidente da AGEM – Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF
Em 2018, foi eleito pelo PTB com 111.538 votos. Foi reeleito na eleição seguinte com 159.786 votos, mas dessa vez pelo União Brasil.
Pedro é visto como mais alinhado ao Planalto. Ele compôs a comitiva de parlamentares que acompanhou Lula ao Japão e ao Vietnã em março.
Foi nomeado para líder do seu partido na Câmara ao se aproximar de Antônio Rueda. No cargo, o maranhense Pedro Fernandes foi sucessor do baiano Elmar Nascimento.
*Com informações de R7