
Casas foram invadidas pela água na madrugada desta quinta-feira (10) após o rompimento de uma adutora na rua José Garibaldi Rocha Timm, no bairro Jardim Itália, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina.

Água invade casas após rompimento de adutora em Chapecó – Foto: Arquivo Pessoal/ND
Água invade casas após rompimento de adutora
De acordo com informações da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), o abastecimento foi interrompido no bairro Santo Antônio e deve ser restabelecido de forma gradativa ao longo desta tarde.
O rompimento causou alagamentos em diversas casas. Luiz Carlos Lazaroto, foi um dos afetados. Em entrevista à NDTV, ele relatou que o problema é recorrente na região: “Já é a quarta vez que estoura o cano principal da Casan, aquele grande, de 200 mm. Toda vez que isso acontece, alaga as casas dos vizinhos e a minha também. O asfalto estoura, tudo quebra. A gente já pediu várias vezes para a Casan e para o município tomarem providências, mas até agora só fazem remendos. Nunca resolvem de fato”, desabafou.
Água invade casas após rompimento de adutora em Chapecó – Vídeo: Arquivo Pessoal/ND
Segundo Lazaroto, a força da água foi tão intensa que ele precisou abrir um buraco na garagem para tentar escoar a água para o terreno do vizinho dos fundos: “A água chegou a quase um metro de altura. Tive prejuízo com máquina de cortar grama, moto elétrica e outros equipamentos. Foi um susto. Imagine acordar de madrugada com a água invadindo a garagem”, explicou.
Ainda de acordo com o morador, um veículo caiu em um buraco aberto pela força da água durante a madrugada. Pela manhã, outro carro, de uma empresa, também foi engolido pela cratera formada no local.
“ Moro aqui há 30 anos e isso sempre acontece. O asfalto está todo rachado, a calçada danificada, o solo está oco. É uma quadra só. Não é possível que a Casan ou o município não possam investir na troca da tubulação. Só remendar não resolve”, criticou.

Água invade casas após rompimento de adutora em Chapecó – Foto: Arquivo Pessoal/ND
O que diz a Casan?
A Casan informou que atuou desde a madrugada no conserto da adutora rompida. A companhia também realiza o levantamento dos danos causados e orienta os moradores sobre as providências necessárias.
“A Casan pede desculpas pelos transtornos causados. Para orientações e solicitações de serviços, a companhia disponibiliza a Central de Atendimento pelos telefones 0800-048-0115 e 0800-643-0195, além do aplicativo Casan”, diz a nota.