
Uma chuva intensa em Jaguaruna, nesta quinta-feira (10), causou diversos alagamentos no município. A precipitação atingiu, principalmente, a área central da cidade do Sul de Santa Catarina. Equipes da Secretaria de Obras e da Defesa Civil estão nas ruas a fim de avaliar danos.

Chuva intensa em Jaguaruna causou diversos pontos de alagamento na manhã desta quinta-feira (10) – Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaguaruna/ND
Ao ND Mais, o coordenador da Defesa Civil de Jaguaruna, Adriano Izaias, informou que a equipe, neste momento, faz o levantamento dos prejuízos em casas e em rodovias. “A princípio, somente uma residência teve uma situação um pouquinho mais delicada que a gente teve que fazer interdição”, pontuou.
Chuva intensa em Jaguaruna: Defesa Civil estima 40 mm
A estimativa é de que, nas últimas 12 horas, a cidade tenha registrado cerca de 40 milímetros de chuva, conforme dados da estação do Balneário Camacho.
Em uma publicação nas redes sociais, o prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva, pediu para que os moradores que precisarem de atendimento entrem em contato com a Defesa Civil, pelo 199, ou com a Secretaria de Obras, pelo (48) 3624-8437.
Registro dos alagamentos
Chuva intensa em Jaguaruna causa inúmeros alagamentos, especialmente, na área central – Vídeo: Divulgação/ND
De acordo com o climatologista da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) de Urussanga, Márcio Sônego, no Litoral Sul, conforme a estação de monitoramento de Imbituba, choveu 88 milímetros entre a madrugada e manhã desta quinta-feira.
Alerta para SC devido ao alto volume de chuva previsto
O Inmet (Instituto Nacional de Metrologia) emitiu alerta laranja para acumulados de chuva de aproximadamente 100 milímetros em SC até o fim de semana. Um sistema de baixa pressão deve manter o tempo chuvoso, o que aumenta os riscos de alagamentos e enxurradas em diversas regiões.
“Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. Evite enfrentar o mau tempo. Observe alteração nas encostas. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, disse o Inmet.