
A Operação Contenção, deflagrada na manhã desta quinta-feira (10), é a maior já realizada contra a facção criminosa Comando Vermelho. A Polícia Civil cumpre 46 mandados de busca e apreensão contra o núcleo financeiro da organização, que teria ligação direta com o PCC (Primeiro Comando da Capital).

Polícia pediu bloqueio de R$ 6 bilhões de esquema que atendia Comando Vermelho e PCC – Foto: Divulgação/Agência Brasil
Os mandados são cumpridos na capital do Rio de Janeiro e em municípios de São Paulo. A investigação aponta que o núcleo financeiro possui ramificações no estado paulista e movimentou cerca de R$ 6 bilhões em um ano.
O valor é o maior pedido de bloqueio patrimonial da história da PCERJ (Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro). A ação tem o propósito de conter o avanço territorial do Comando Vermelho na zona oeste do Rio de Janeiro. Na terça-feira (8), seis pessoas foram presas e quatro menores foram apreendidos na Operação Contenção.
Esquema que lavava dinheiro do Comando Vermelho e PCC criou banco digital

Operação visa conter avanço territorial do CV na zona oeste do Rio de Janeiro – Foto: Alaor Filho/Estadão Conteúdo
Segundo a polícia, o esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas dispunha de uma estrutura sofisticada, com bancos digitais, fintechs, intermediadoras de pagamentos ilegais, empresas de fachada e plataformas contábeis, sem autorização do Banco Central.
“O objetivo é asfixiar financeiramente o crime organizado, atingindo sua base logística, e cortar o dinheiro que é usado para compra de armas e drogas. Esses recursos também financiam as disputas por expansão territorial em comunidades da zona oeste”, informou a PCERJ.

Suposta trégua entre Comando Vermelho e PCC poderia exigir melhores condições nos presídios – Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo
O núcleo financeiro do Comando Vermelho contava com empresas de fachada e ainda teria criado um banco digital para mascarar o dinheiro do tráfico. A investigação sinaliza uma trégua entre as duas maiores facções criminosas do Brasil.
A reaproximação ocorre após uma guerra sangrenta iniciada em 2016, com rebeliões e massacres dentro dos presídios. A aliança entre o Comando Vermelho, criado no Rio de Janeiro em 1979, e o PCC, fundado em 1993 em São Paulo, teria objetivo de pressionar o governo a flexibilizar regras do SPF (Sistema Penitenciário Federal).