A Rede Municipal de Ensino deu mais um importante passo no processo de qualificação da prática pedagógica na Educação Infantil com a realização de uma Formação Continuada voltada aos novos materiais didáticos implantados em 2025. A formação foi conduzida por Rafaela Mund, assessora do Sistema de Ensino Ético, e teve como foco os materiais “Eu Posso” e “Descobertas”, que passaram a compor a rotina das unidades educacionais neste ano.
Durante o encontro, educadores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as metodologias e abordagens propostas pelo novo material. A assessora destacou a importância de compreender a intencionalidade pedagógica por trás de cada atividade, reforçando a necessidade de um olhar atento e sensível às fases do desenvolvimento infantil.
“A formação continuada é essencial para garantir que os materiais não sejam apenas utilizados, mas verdadeiramente compreendidos e integrados às práticas de forma significativa. O professor é o mediador desse processo e precisa se sentir seguro e apoiado”, afirmou Rafaela Mund.
Os materiais “Eu Posso” e “Descobertas” foram desenvolvidos com base em uma abordagem lúdica, investigativa e centrada na criança como protagonista do seu próprio aprendizado. Com atividades que estimulam a curiosidade, a criatividade e a autonomia, os recursos dialogam diretamente com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil.
A Secretaria Municipal de Educação reforça que a adoção desses novos recursos faz parte de um conjunto de ações planejadas para promover uma educação de qualidade desde os primeiros anos escolares. A formação com a assessoria do Sistema Ético é parte de um calendário contínuo de capacitações, que visa garantir o suporte necessário para que todos os profissionais da rede estejam alinhados com as novas práticas e desafios educacionais.
A expectativa é de que, com a consolidação do uso dos materiais “Eu Posso” e “Descobertas”, as crianças da Rede Municipal tenham acesso a uma aprendizagem mais significativa, respeitando suas individualidades e incentivando o desenvolvimento integral em todas as dimensões.