

Colaboradores da ORCALI em treinamento com o diretor presidente, Alfredo Ibiapina – Foto: ORCALI/Divulgação
Toda empresa comprometida em entregar mais do que o contratado, naturalmente, se destaca no mercado pela excelência na prestação de serviços e pelo relacionamento próximo com seus clientes. Para garantir altos padrões de qualidade, é preciso investir constantemente na capacitação dos colaboradores e manter um canal de comunicação direto com os clientes, buscando entender suas necessidades e superar expectativas. Esse compromisso faz toda e qualquer empresa se tornar referência em experiência, confiança e qualidade, não importa o segmento.
Sandro da Silva atua há três décadas na empresa catarinense ORCALI Segurança e Serviços. Administrador de formação, ingressou na empresa em 1995, na gerência comercial. Ao longo de três décadas na empresa, testemunhou e participou ativamente de momentos decisivos, como aquisição de outras empresas, mudanças na direção, os desafios da pandemia, a divisão entre setores público e privado, além da conquista de contratos importantes.

Sandro da Silva é diretor de gestão de contratos – Foto: ORCALI/Divulgação
Hoje, Sandro é diretor de gestão de contratos, com foco na área privada e explica que o foco da ORCALI é a satisfação e fidelização dos parceiros por meio de um trabalho profissional que visa superar expectativas. “Nosso cliente é a prioridade, e nossa preocupação constante também está com os colaboradores que prestam serviço diretamente nos clientes, pois são eles que fazem toda a diferença”, destaca.
Para assegurar uma entrega que ultrapassa o escopo contratual, a ORCALI investe em qualidade e acompanhamento contínuo. A empresa atua como parceira dos clientes na terceirização de serviços, garantindo que as atividades contratadas sejam cumpridas e, sempre que possível, superadas.
Suporte contínuo e aprimoramento
Dialogar sempre com o cliente é essencial. Esse é o método para adequar o que é necessário. Para isso, a ORCALI tem uma área dedicada ao relacionamento com clientes, que realiza visitas frequentes para avaliar a prestação de serviço e identificar possíveis melhorias. Todas as sugestões, elogios e críticas são tratadas internamente e respondidas, garantindo transparência e comprometimento.
Para medir a satisfação, a empresa realiza pesquisas regulares (mensais, bimestrais ou trimestrais, conforme a necessidade) e disponibiliza um canal exclusivo em seu site para feedbacks. Além disso, interações por WhatsApp e e-mail, por exemplo, contribuem para a agilidade no atendimento e aprimoramento dos serviços prestados.
Essas ferramentas permitem que a ORCALI avalie continuamente seu desempenho, identifique pontos de melhoria e incremente sua eficiência. “A qualidade sempre foi nosso diferencial, e continuamos aprimorando nossos serviços para manter esse padrão de excelência”, afirma Sandro da Silva.
Treinamentos começam na admissão e seguem na jornada do colaborador
Com um quadro de 5.000 colaboradores, a ORCALI investe fortemente na capacitação de sua equipe. Desde o momento da admissão, os novos profissionais passam por um processo estruturado de treinamentos que visam garantir qualidade e segurança na prestação de serviço.

Liliane Fernandes é gerente de RH na ORCALI – Foto: ORCALI/Divulgação
O primeiro passo para os recém-chegados é o treinamento de integração. Segundo Liliane Fernandes, Gerente de relações humanas da ORCALI, esse treinamento é essencial para que os colaboradores conheçam a cultura da empresa e compreendam suas responsabilidades e direitos. “Priorizamos o foco em como a empresa funciona, o que se espera dessa pessoa, quais são as regras de postura e comportamento. Também abordamos os direitos e deveres, como salário, benefícios e férias”, explica Liliane.
Para os profissionais da área de limpeza, há ainda treinamentos técnicos específicos, que incluem o uso adequado de equipamentos de proteção, manuseio correto de produtos químicos e aplicação das rotinas de limpeza em diferentes ambientes. A segurança do trabalho também é um pilar essencial, com orientações voltadas para prevenção de acidentes e redução do absenteísmo.
Além da capacitação inicial, a ORCALI mantém um cronograma anual de treinamentos, elaborados em parceria com a diretoria operacional. Os treinamentos são divididos em três categorias: técnicos, comportamentais e personalizados conforme a demanda dos clientes.
Entre os técnicos, destacam-se temas como segurança hospitalar, segurança em universidades, controle de infecção hospitalar e manutenção de pisos e vidros. Já os comportamentais envolvem formações em inteligência emocional, gestão de conflitos e trabalho em equipe.
Os colaboradores são incentivados a participar dessas atividades por meio de sorteios, premiações e reconhecimentos especiais. Aqueles que mais se destacam ao longo do ano têm a oportunidade de visitar a sede da empresa e interagir com a diretoria.
“A manutenção da qualidade do serviço é essencial. Nos sentimos responsáveis por preparar essas pessoas para o mercado e para os clientes que atendemos. Mantemos esse processo constante para garantir a excelência”, afirma Liliane.
Ao final de cada treinamento, a ORCALI realiza uma avaliação de eficácia para garantir que o aprendizado foi absorvido. Caso necessário, o treinamento é reaplicado para reforçar os conceitos. Esse compromisso com a formação contínua dos colaboradores é um dos diferenciais da empresa, que conta com profissionais dedicados exclusivamente à capacitação da equipe.
Com essa estratégia, a ORCALI não apenas aprimora a qualidade dos serviços prestados, como valoriza o desenvolvimento profissional de seus colaboradores, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro, produtivo e eficiente.