“A origem está no que não foi cumprido pelo Poder Público”, diz diretor da AGIR na ACIB sobre reajuste na taxa de esgoto

Diante do recente aumento de 15,9% na tarifa de esgoto de Blumenau, a ACIB convidou a Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (AGIR) para prestar esclarecimentos sobre o assunto nesta segunda-feira, 7. A AGIR é responsável por regular e fiscalizar os contratos firmados entre município e concessionárias, nesse caso, a BRK Ambiental.

O diretor da AGIR, Paulo Costa, explicou que o aumento é dividido em dois – 5,2% referente à inflação do período de março de 2024 a fevereiro de 2025, com base no IPCA, e 10,72% considerado um desequilíbrio financeiro do contrato. “A Agência fiscaliza com base no que está no contrato. Os 10,72% vieram após estudos de fluxo de caixa. Nós concordamos com o valor, porém isso não significa que concordamos com a “bagunça” do contrato. Mas é importante lembrar que quem assina é a prefeitura e a concessionária”, argumenta o executivo.

Outro ponto de descontentamento diz respeito à forma de coleta do esgoto sanitário, agora 60% da área da cidade será atendida por rede de esgoto aterrada e 40% por coleta sobre rodas feita por caminhões. “É um retrocesso para a nossa cidade que pode interferir inclusive nos nossos índices”, lamenta o presidente do Conselho Deliberativo da ACIB, Renato Medeiros. De acordo com Costa, a coleta sobre rodas foi a solução apontada para que o aumento não fosse ainda maior. “A redução do investimento gerou esse percentual. A origem está no que não foi cumprido pelo Poder Público”, explica.

Para a presidente Christiane Buerger o aumento é muito além do aceitável e não é justo que o cidadão pague a conta. “Nós e as demais entidades (empresariais) vamos nos manifestar, não podemos aceitar essa situação.”

Quem também estava presente foi o vereador Professor Gilson (União) e o ex-vereador Carlos Wagner, o Alemão (PSD).

A BRK Ambiental é responsável pela rede de esgoto da cidade desde 2010 e novo aditivo permite que ela  ela continue até o fim de 2064, com objetivo de universalizar o serviço até 2029..

Adicionar aos favoritos o Link permanente.