Com Esperidião Amin , PP do Vale do Itajaí busca mostrar força

Hoje, Blumenau foi palco de um encontro estratégico do Partido Progressista da Região do Vale do Itajaí. O encontro reuniu cerca de 50 participantes, incluindo o Senador Esperidião Amin, prefeitos, vereadores e lideranças partidárias da região do Vale do Itajaí.

Entre os temas abordados, a busca por novas filiações ganharam destaque como uma estratégia para ampliar a base partidária e fortalecer o engajamento local. Os participantes discutiram estratégias para consolidar o PP como uma força política em Santa Catarina, com a convicção que ela passa pela representatividade política nos municípios.

Em Santa Catarina o Progressistas elegeu 53 prefeitos, e ficou em terceiro lugar em representatividade no executivo, ficando atrás apenas do PL e do MDB.

O coordenador  regional do Progressistas, Almir Vieira, destacou a necessidade de ações que devem ser tomadas em relação ao aumento de votos e as possíveis candidaturas a deputado estadual e federal. “A região do Vale busca maior representatividade na Alesc e na Câmara Federal, a construção ou organização dos diretórios municipais é importantíssima nesse planejamento, e vamos trabalhar isso”.

O PP, assim como o MDB, é uma sigla histórica em Santa Catarina, mas tem ficado a reboque das ondas políticas. Partido de direita, perdeu protagonismo com a onda bolsonarista que começou ainda em 2018 e não está na vitrine eleitoral de 2026 no estado, pelo menos para a disputa do cargo máximo, o de governador.

Sua grande liderança segue sendo Esperidião Amin, com 77 anos, que também terá um desafio enorme se quiser se manter no Senado a partir de 2027. Na eleição do ano que vem, pode disputar a grande fatia do eleitorado catarinense que se diz de direita com bolsonaristas raiz, como as deputadas federais Júlia Zanatta e Carol de Toni, ambas do PL. Caso se confirme este cenário, dificilmente ele terá sucesso eleitoral.

Para o Governo, hoje a disputa está colocada entre Jorginho Mello (PL) e João Rodrigues (PSD), sem espaço para Amin, que em 2022 disputou este cargo e fez 9,75% dos votos válidos, ficando em quinto no primeiro turno.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.