Na Câmara, pró-reitor diz que FURB atingiu ponto de equilíbrio financeiro

A Comissão Temporária para Recuperação Fiscal-Orçamentária da Furb se reuniu, na tarde desta segunda-feira (7), na sala das comissões, para a segunda reunião de trabalho. Além do presidente da comissão, vereador Diego Nasato (NOVO), estiveram presentes os vereadores Alexandre Matias (PSDB) (vice-presidente), Cristiane Loureiro (Podemos) (relatora), Gilson de Souza (União Brasil) e Jean Volpato (PT).

Ainda estiveram presentes representantes de organizações e entidades, entre eles Jamis Piazza, pró-reitor de administração da universidade; Daniel Agostini, diretor do Instituto FURB; Marcelino Valencio, presidente do DCE da FURB; Márcio Rastelli, presidente do Sinsepes; Ricardo Bof, diretor administrativo do ISSBLU; além de três membros do OSBLU e do advogado Christian Panini, representando a OAB e o Observatório Social.

O presidente da comissão ressaltou a importância de um diálogo aberto entre os vereadores e representantes da FURB, enfatizando que a universidade deve ser autossustentável, evitando endividamentos e dependências excessivas de repasses do poder público.

O pró-reitor Jamis Piazza destacou que a universidade já atingiu seu ponto de equilíbrio financeiro, embora o fluxo de caixa ainda esteja sendo normalizado até o pagamento dos recursos do Universidade Gratuita, do governo do estado. Frisou que a universidade está comprometida em honrar suas obrigações financeiras, especialmente em relação ao ISSBLU.

O compromisso é de que a FURB não apenas pague em dia, mas também evite novos parcelamentos com o instituto, o que é uma expectativa importante para os servidores e para a comunidade que ainda não tem sido cumprida.

Foi abordada ainda, na reunião, a elaboração do Plano Político Anual (PPA) que será apresentado no dia 17 de abril, sendo enviado posteriormente à Câmara. Este plano é um documento estratégico que estabelece as diretrizes e metas da FURB para os próximos quatro anos. Ele é fundamental para a gestão financeira da universidade, pois compreende um volume de receitas e despesas que devem ser equalizadas, permitindo um planejamento mais eficaz e sustentável.

Também foram abordadas na reunião questões sobre a relação entre a FURB e o poder público municipal, sugerindo que a universidade poderia ser mais valorizada como parceira em projetos que beneficiem a comunidade. Considerando o papel da universidade no desenvolvimento regional, a ideia de federalização da FURB foi levantada como uma possível solução para garantir recursos mais estáveis e um suporte financeiro mais robusto para a universidade.

Os vereadores do grupo de trabalho agendaram uma visita técnica à universidade no dia 22 de abril, às 9 horas, para conhecer melhor a universidade e suas instalações.

Já a próxima reunião da Comissão está marcada para o dia 28 de abril, às 14 horas. O objetivo desse encontro será reforçar a análise dos documentos que ainda serão apresentados, incluindo o Plano Político Anual (PPA), e discutir os mecanismos de controle interno da universidade. Todas as entidades presentes na reunião desta segunda-feira foram convidadas a comparecerem no dia 28.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.