
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) vai sediar, na próxima quarta-feira (9), evento para defender as empresas públicas do estado. São esperadas mil pessoas no encontro, que acontecerá no Auditório Deputada Antonieta de Barros.
A agenda terá duas partes: às 9h30 será lançada a Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público e das Empresas Públicas, e às 10h começará a audiência pública.
A iniciativa é do deputado Fabiano da Luz (PT), que tem atuado na defesa das estatais catarinenses. A audiência ocorre em um momento importante para empresas como a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
Recentemente, trabalhadores da Casan estiveram no Legislativo para defender a manutenção da empresa como estatal. A companhia atende 194 municípios, principalmente cidades pequenas, o que representa cerca de 40% da população de Santa Catarina. Durante a mobilização, Fabiano da Luz destacou que empresas estatais não têm o lucro como principal objetivo, o que permite investimentos em regiões que não dariam retorno financeiro esperado pela iniciativa privada.
Outro ato importante aconteceu quando cerca de 350 trabalhadores da Celesc participaram de uma sessão na Alesc. O encontro discutiu problemas como falta de pessoal e falhas no novo sistema da empresa que têm prejudicado os consumidores.
“A audiência pública e o lançamento da Frente Parlamentar representam passos importantes na defesa das empresas públicas de SC, especialmente a Celesc e a Casan, que enfrentam ameaças de privatização apesar de gerar lucro ao Estado e do seu importante papel social para a população catarinense”, destaca Fabiano da Luz.
O quê: Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público e das Empresas Públicas e audiência pública.
Quando: quarta-feira, 9 de abril, a partir das 9h
Onde: Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Aberto para toda a comunidade