
Mantida pelo governo do Estado de São Paulo e administrada pela Secretaria Estadual da Educação, baseia-se nos dispositivos constitucionais vigentes, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente e por Regimento Interno. Oficialmente a escola foi criada por decreto em 26/03/1925 e instalada em 3/4/1925. O patrono é o professor Edmur Neves, conceituado educador. A unidade está localizada na rua Quintino Bocaiúva, 2193, centro de Mirassol. O prédio onde funciona a escola foi construída no ano de 1945.
Atualmente a Escola Edmur Neves conta com 990 alunos matriculados na unidade. No período da manhã o ensino fundamental, período integral, tem 646 estudantes e no período noturno, ensino médio, são 344 alunos. Tem como diretora e coordenadora a professora Nilva Herrera Rodrigues Moreira.
Na noite desta sexta-feira a solenidade de comemoração dos 100 anos está previsto a exibição de um vídeo contando a história da escola, apresentação de alunos, apresentação da Banda Municipal Juvenal Noronha e uma homenagem especial póstuma ao vice-diretor da Escola Edmur Neves, professor Carlos Alberto Crippa, que faleceu no dia 18 de dezembro de 2022, aos 62 anos de idade.