Blumenau estuda projeto de túnel da Ponte de Ferro para desafogar trânsito na cidade

A Secretaria de Obras de Blumenau estuda um projeto desejado há muito tempo pela comunidade. No mês de março, está agendada mais uma etapa do trabalho de mapeamento para a conclusão dos projetos para a reforma da Ponte de Ferro e a construção de um túnel que deve ligar a Rua Tocantins à Avenida Martin Luther.

A etapa de mapeamento do projeto da Secretaria de Obras esta prevista para o mês de março

Blumenau estuda projeto de túnel da ponte de ferro para desafogar trânsito na cidade – Foto: Pablo Cruz

No novo projeto haverá uma passagem inferior saindo da Rua Tocantins que passará por baixo da Avenida Martin Luther e sairá em direção à Ponte de Ferro. O investimento previsto para as futuras obras gira em torno de 5,5 milhões.

Novo túnel ligará rua e avenida até a Ponte de Ferro

O túnel que deve ligar a rua e a avenida até a Ponte de Ferro também está sendo projetado. Em entrevista para a NDTV, o secretário de Obras, Dirk Reiter, explicou que o objetivo é liberar o semáforo da Avenida Martin Luther, desafogar o trânsito na Rua Tocantins e consequentemente o da Rua São Paulo.

“Nós estamos em uma fase agora que precisa fazer uma sondagem do solo, vai ser prorrogada para o começo de março e esse serviço visa identificar o que tem no subsolo aqui dessa região”, explicou Reiter.

Ainda de acordo com o secretário, será feita uma espécie de escavação de um túnel para que o veículo passe por baixo da avenida.

“A gente precisa saber o que tem aqui embaixo para conseguir definir qual é a melhor ação do projeto a se seguir. Hoje, nós já temos contratado o projeto, está na fase final, dependemos dessa análise e, após isso, a gente consegue chegar no projeto executivo e no orçamento, para que busquemos os recursos para a executar essa passagem inferior”, comentou.

O prazo para execução do projeto é até o final de abril e, a partir disso, começam as buscas pelos recursos necessários e elaboração da licitação. Ainda não há um prazo para a execução da obra.

Além do túnel, a Ponte de Ferro também deve passar por reformas, e conforme o secretário, a dilatação das placas de concreto da estrutura deve ser resolvida.

A etapa de mapeamento do projeto da Secretaria de Obras esta prevista para o mês de março – Foto: Prefeitura de Blumenau/Reprodução ND

Outras novidades estão inclusas no projeto

Dirk Reiter disse que algumas novidades fazem parte do projeto, que possui o objetivo de melhorar a questão de acessibilidade.

“Hoje, nós temos uma calçada de um lado da ponte que a gente precisa melhorar, ampliar ela para dar condições de melhoria do tráfego de veículos e de ciclistas. Além disso, a gente também prevê ao centro da ponte um mirante, para podermos contemplar essa visão maravilhosa que é o rio Itajaí-Açu, a parte central de Blumenau”, destacou.

O prazo para a conclusão do projeto de reforma da ponte também é para o mês de abril e, por enquanto, não se tem uma data para o início das obras.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.