São Sebastião recebe 100 milhões de sementes para reflorestamento após catástrofe

São Sebastião recebe 100 milhões de sementes para reflorestamento após catástrofeRedação Nova Imprensa

O Instituto Conservação Costeira (ICC) finalizou o projeto “Restaura Litoral Norte”, voltado à recuperação de áreas afetadas pelos temporais que atingiram São Sebastião e deixaram 65 mortos, em 2023. A iniciativa resultou no plantio de mais de 100 milhões de sementes nativas em uma área de 203 hectares, com foco em encostas impactadas por deslizamentos.

O projeto que contou com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), utilizou tecnologia inovadora para o plantio das sementes, incluindo o lançamento por drones e o uso de biocápsulas sustentáveis que contribuem para a germinação. As ações foram divididas em sete setores: Jureia, Juquehy, Barra do Sahy, Baleia, Toque-Toque, Boiçucanga e Ilhas, abrangendo mais de 800 áreas afetadas pelo deslizamento de terra.

A ação contribuiu ainda para o sucesso da regeneração da vegetação, garantindo que as sementes brotassem na área afetada. O reflorestamento contou com iniciativas como hidrossemeadura, biomantas e drones para distribuir 134 milhões de sementes na região. Leia aqui.

Além das atividades de reflorestamento, o ICC implementou ações voltadas para a educação ambiental e mobilização comunitária, visando a prevenção de novos desastres.

Em 2024, foram realizadas reuniões, oficinas e capacitações para engajar os moradores, destacando a importância de medidas socioambientais na restauração das áreas afetadas. Um aspecto importante do projeto foi a iniciativa “Escolas Seguras”, que envolveu estudantes da rede pública na identificação de situações de risco climático.

Durante a execução do projeto, o MPF manteve contato regular com o ICC, recebendo atualizações e relatórios bimestrais sobre o progresso das ações.

The post São Sebastião recebe 100 milhões de sementes para reflorestamento após catástrofe appeared first on Nova Imprensa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.