Revisão tarifária extraordinária do esgoto vale apenas a partir do dia 27 de abril, afirma Samae de Blumenau

Uma notícia divulgada nesta segunda-feira, 01, sobre os novos preços da tarifa de esgoto em Blumenau, gerou dúvidas. Como o Informe adiantou, desde o dia 1º está valendo o reajuste automático previsto no contrato, 5,22%, referente à inflação calculada do último ano. Mas o reajuste extraordinário, firmado após a assinatura do quinto aditivo ao contrato, de 10,72%, só entrará em vigor a partir do dia 27 de abril, quando se completa um mês da publicação deste aditivo.

Quem confirmou foi o Samae.

“A partir de hoje, entra em vigor o reajuste da tarifa do esgoto no valor de 5,228%, estipulado pela AGIR, que compreende o índice IPCA acumulado no período de março de 2024 a fevereiro de 2025. O reajuste de 10,72% previsto no Quinto Termo Aditivo ao Contrato do Esgoto entra em vigor no dia 27 de abril, 30 dias após a publicação do aditivo”, foi o comunicado oficial da autarquia.

O diretor-presidente do Samae, Alexandre de Vargas, foi taxativo ao negar que esta cobrança de 10,72% seja retroativa. “Nem pode”, disse ao Informe.

O Samae e a própria BRK pecam na divulgação das informações. É um serviço público, obrigatório, e a população vai pagar além do previsto por um desacerto ocorrido no começo da licitação, ainda na primeira gestão de João Paulo Kleinubing.

Precisam deixar claro para os usuários a mudança no modelo de coleta, que passa a ser híbrido, com 40% do serviço sendo feito através de caminhões que vão aos imóveis uma vez por ano para recolher o esgoto. Segundo o aditivo assinado, o usuário só será cobrado depois que o caminhão da BRK fizer o serviço pela primeira vez. Depois, a cobrança será mensal, mas menor na relação com quem tem rede de esgoto individual.

Sobre o quinto aditivo, com as mudanças, é possível ler aqui:tnb2Otx4aA9Y6aPNQaJcH0kKnKVhs-QF

Assim que este post foi escrito, o Samae enviou uma nota sobre as mudanças, mas sem, no entanto, mencionar o reajuste extraordinário. Confira.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.