Florianópolis avalia melhorias de infraestrutura em 100 pontos turísticos mais visitados

PONTOS TURÍSTICOS
Com base em dados e mapeamento por meio de mapa de calor, a prefeitura de Florianópolis identificou 100 pontos mais visitados da cidade para avaliar a necessidade de melhorias na infraestrutura. De acordo com o secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires, “não se trata de um processo de concessão”. O estudo, segundo ele, “é uma ferramenta técnica para subsidiar ações do poder público em relação à manutenção, acessibilidade, sinalização e qualificação dos espaços turísticos”. Ele explica ainda que caso, em algum ponto específico, seja identificada a possibilidade de uma parceria público-privada (PPP) como alternativa para viabilizar as melhorias, “essa hipótese poderá ser considerada futuramente, mas não obrigatoriamente”.

MOBILIDADE
Uma comitiva liderada pelo Movimento Floripa Sustentável embarca nesta quinta-feira (3) para Curitiba, onde será realizada uma visita técnica ao sistema de BRT (Bus Rapid Transit). “A Grande Florianópolis precisa de um transporte público eficiente e integrado, e essa visita é uma oportunidade de trazer referências concretas para a nossa realidade”, afirma o coordenador geral do Floripa Sustentável, Roberto Costa. A programação foi organizada pelo coordenador de mobilidade urbana do movimento, Cássio Taniguchi , que foi prefeito da capital paranaense de 1997 a 2005. A iniciativa ocorre no momento em que Florianópolis faz planos nesse sentido. Na semana passada o prefeito Topázio Neto (PSD) anunciou que a implantação começará ainda em 2025.

PRESIDÊNCIA
O vereador João Paulo Ferreira (PL), o Bericó, assumiu interinamente a presidência da Câmara de Florianópolis nesta segunda-feira (31). Ele substitui o titular João Cobalchini (MDB) por 31 dias, que pediu afastamento para tratar de assuntos particulares. Foto: Édio Hélio Ramos, divulgação

PERSE
A Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) protestou contra a decisão do Ministério da Fazenda de não prorrogar o Programa de Retomada do Setor de Eventos (Perse), criado durante a pandemia para ajudar os setores mais afetados pelo lockdown, como eventos, turismo e alimentação. “O Perse foi um programa exitoso, que durou 36 meses e trouxe resultados concretos para o setor de eventos. Agora, nosso desafio é garantir que as empresas que ainda enfrentam dificuldades tenham a oportunidade de se reerguer, com a devida revisão das inconsistências e a possível revogação do ato de paralisação do programa, para que possamos seguir em frente, juntos, mais fortes”, afirma Doreni Caramori, presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) e ex-presidente da Acif.

ABRAÇO COLETIVO – Está programado para sábado (5), às 11h, um abraço coletivo à antiga rodoviária de Florianópolis. O objetivo dos organizadores é marcar posição contrária ao projeto da prefeitura que prevê o leilão do imóvel e estimular uma discussão mais ampla sobre a utilização do imóvel.

VELEIROS
Em julgamento na semana passada, o Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF4) deu sentença favorável ao Veleiros da Ilha em processo movido pelo Ministério Público Federal que pretendia a demolição de parte da estrutura da sede oceânica, em Canajurê. Em manifestação sobre recurso do MPF, por 3 votos a 2, os desembargadores federais decidiram pela manutenção da rampa de acesso aos barcos e ao trapiche desde que sejam feitas as necessárias regularizações. O Iate Clube foi defendido pelo advogado Lucas Dantas Evaristo de Souza, do escritório Buzaglo Dantas Advogados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.