Presidente da Câmara de Brusque nomeia assessor para comissão a contragosto de membros, que renunciam vagas

Os vereadores Joubert Lungen (Podemos) e Valdir Hinselmann (PL) renunciaram à participação na Comissão Especial para Reformulação do Regimento Interno da Câmara de Brusque. A decisão, anunciada nesta quinta-feira, 27, ocorre em protesto a uma medida tomada pelo presidente do Legislativo, Jean Dalmolin (Republicanos).

Na ocasião, Dalmolin nomeou o ex-diretor-presidente do Samae e presidente municipal do Republicanos, Cláudio Pereira, atual chefe de gabinete da Presidência da Câmara, para auxiliar nos trabalhos da comissão.

De acordo com fontes do Legislativo, todos os membros da comissão foram contrários à nomeação de Cláudio, pois já havia três servidores efetivos da Casa a serem nomeados para auxiliar nos trabalhos.

A prerrogativa de nomear assessores é do presidente da Câmara, mas os membros se irritaram em razão da atitude de Dalmolin em nomear um aliado político sem respeitar a contrariedade dos integrantes da comissão.

“Essas comissões especiais podem contar com assessoria de servidores da casa, mas a nomeação é opcional do presidente”, relata uma das fontes.

Além disso, conforme as fontes, a nomeação de mais um assessor geraria um custo desnecessário na visão dos membros, já que o auxílio dos assessores equivale em torno de R$ 1,5 mil mensais para cada.

“Nenhum dos cinco membros queria que alguém fosse nomeado além dos servidores efetivos, que são técnicos e precisos para a finalidade”, complementa.

Uma reunião sobre o assunto aconteceu no dia 20 de março. Outro membro da comissão, Rogério dos Santos (Republicanos), também teria se irritado com a atitude. Até o momento, ele não formalizou a renúncia da vaga, mas deixou o grupo de WhatsApp dos membros. Bete Eccel (PT) é presidente da comissão, e o relator, Felipe Hort (Novo).

Impasse

Durante sessão da Câmara nesta quinta-feira, Dalmolin anunciou que Podemos e PL deveriam indicar outros membros para substituir Joubert e Valdir. No entanto, conforme apurado por O Município, não há mais vereadores interessados, justamente em razão da atitude de Dalmolin em nomear Cláudio.

O líder do Podemos, Cacá Tavares, inclusive, subiu à tribuna e disse que o partido não indicaria um substituto, abrindo mão da comissão. Ainda conforme as fontes ouvidas pela reportagem, os vereadores não devem participar da comissão se o presidente não recuar.

O líder do PL, Leonardo Schmitz, informou que o partido vai se reunir para discutir a possibilidade de indicar um novo membro para a comissão, mas ainda não há definição. “Vamos conversar para definir se iremos indicar alguém até segunda ou terça”.

Dalmolin se manifesta

Procurado por O Município após a sessão nesta quinta, Jean Dalmolin reforçou que a nomeação dos assessores é uma prerrogativa que cabe ao presidente da Câmara. A reportagem também consultou a diretoria do Legislativo, a pedido de Dalmolin, que confirmou que a prerrogativa é do presidente.


Assista agora mesmo!

Velho Oeste Bar formou “família” de clientes e foi grande sucesso em Brusque nos anos 2000:
YouTube Video

O post Presidente da Câmara de Brusque nomeia assessor para comissão a contragosto de membros, que renunciam vagas apareceu primeiro em O Município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.