Empresários de Braço do Norte participam do 1º Fórum de Governança Corporativa na Prática

Dezenas de empreendedores participaram do 1º Fórum de Governança Corporativa na Prática na noite desta quarta-feira (26), no Auditório Luiz Antônio Weber, na Unisul de Braço do Norte.

Promovido pela Associação Empresarial de Braço do Norte (Acivale) com o apoio do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o Fórum foi uma oportunidade ímpar de gerar e disseminar conhecimento em governança corporativa e influenciar os mais diversos agentes na adoção das melhores práticas, contribuindo para o desempenho sustentável das organizações e, consequentemente, para uma sociedade melhor.

Empresários de Braço do Norte participam do 1º Fórum de Governança Corporativa na PráticaTrês convidados renomados compartilharam suas experiências trazendo dados importantes sobre o assunto.

A Especialista em Cultura, Sucessão e Governança e Coordenadora Geral do capítulo Santa Catarina do IBGC, Léia Wessling, o CEO Luciano de Liz Barboza e o Presidente do Conselho de Administração da IPEL, Milton George Mantau, proporcionaram momentos de debate e reflexão superando as expectativas do público.

O presidente da Acivale, Gustavo Schlickmann, e a vice-presidente, Adria Esmeraldino Felipe Weber, deram as boas-vindas e destacaram a importância do tema principalmente para as empresas do Vale de Braço do Norte. “O evento superou as expectativas com o auditório lotado. Nosso propósito era trazer aos associados esse conhecimento sobre como funciona a governança na prática. Tivemos o case da IPEL, que nos mostrou a trajetória da empresa com a sucessão e atingimos nosso objetivo”, comenta a vice-presidente.

Cases e insights

Um dos destaques do Fórum foi a apresentação do case da IPEL, empresa com 40 anos de mercado em Santa Catarina. O CEO Luciano de Liz Barboza e o Presidente do Conselho de Administração da IPEL, Milton George Mantau, compartilharam suas experiências sobre como foi a implantação da governança dentro da empresa familiar.

“São duas famílias. Na segunda geração trouxemos um profissional do mercado para trazer equilíbrio e eliminar problemas familiares. Governança foi pura necessidade. Não é algo engessado, tem que adaptar para a empresa”, comentou o Presidente do Conselho de Administração da IPEL.

“A gente não faz empresa com data de fim, mas tem que planejar a sucessão. Construir um modelo forte de gestão e ter acordo de sócios bem encaminhado. Estamos vivendo uma nova era. É uma revolução tecnológica e podemos perder as empresas numa velocidade grande. Precisamos estar atentos ao futuro. Governança é uma forma de olhar para o futuro”, destacou o CEO.

A Especialista em Cultura, Sucessão e Governança e Coordenadora Geral do capítulo Santa Catarina do IBGC, Léia Wessling, também trouxe aos empreendedores participantes o debate para desmistificar alguns mitos e mostrar as realidades sobre governança. “Profissionalizar não é tirar membro da família no negócio, eles são importantes para a continuidade, família tem um jeito de empreender que não pode se afastar do negócio, mas é preciso colocar cada pessoa na sua função, no seu papel. Toda empresa precisa de governança desde o início”, reforçou.

O Fórum também teve espaço para perguntas, trocas e conexões entre os participantes. De acordo com a direção da Acivale, o evento superou as expectativas e deve ter uma próxima edição.

Governança corporativa

Governança corporativa é um sistema formado por princípios, regras, estruturas e processos pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, com vistas à geração de valor sustentável para a organização, para seus sócios e para a sociedade em geral. Esse sistema baliza a atuação dos agentes de governança e demais indivíduos de uma organização na busca pelo equilíbrio entre os interesses de todas as partes, contribuindo positivamente para a sociedade e para o meio ambiente.

IBGC

Fundado em 27 de novembro de 1995, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), organização da sociedade civil, é a maior referência no Brasil e uma das principais no mundo em governança corporativa.

O IBGC é considerado um think tank da governança corporativa, uma rede colaborativa de ideias dedicada a explorar temas e questões importantes sobre governança e que impactam positivamente a sociedade.

Em todos esses anos, o IBGC vem se dedicando à promoção da governança corporativa no Brasil, sendo o principal incentivador das práticas e discussões sobre o tema no país e contribuindo para o desempenho sustentável das organizações, além de influenciar os agentes da sociedade buscando maior transparência, justiça e responsabilidade. Com sede em São Paulo, o IBGC conta ao todo com 12 regionais. Em Santa Catarina, o instituto celebrou 10 anos de existência em 2024 com o foco em gerar e disseminar conhecimento em governança corporativa e influenciar os mais diversos agentes na adoção das melhores práticas.

Colaboração: Lysiê Santos / Assessoria de Imprensa ACIVALE

Adicionar aos favoritos o Link permanente.