STF forma maioria para condenar e cassar Carla Zambelli

O julgamento da deputada federal Carla Zambelli (PL) foi adiado no STF (Supremo Tribunal Federal) após o ministro Kassio Nunes Marques pedir vista do processo na segunda-feira (24). Ainda assim, os ministros do STF formaram maioria para condenar a deputada federal por porte irregular de arma e constrangimento ilegal após perseguir um homem armada em São Paulo em 2022.

STF tem maioria para condenar Zambelli por porte ilegal de armas – Foto: Agência Brasil/ND

Apesar do pedido de vista, os ministros Cristiano Zanin e Dias Toffoli adiantaram o voto, deixando o placar em 6 a zero para condenação, o que pode colocar Zambelli em regime semiaberto por 5 anos e 3 meses.

Até agora, Gilmar Mendes, Carmen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Zanin e Dias Toffoli já votaram pela punição. O processo ficará suspenso por até 90 dias enquanto Nunes Marques analisa o caso.

Relembre o caso de Carla Zambelli

Em outubro de 2022, véspera do segundo turno das eleições, Zambelli perseguiu o jornalista Luan Araújo no bairro dos Jardins (SP), armada e acompanhada de seguranças. O episódio ocorreu após o homem gritar frases como “amanhã é Lula” e “vocês vão voltar para o bueiro”.

A PGR (Procuradoria-Geral da República) denunciou a deputada, argumentando que ela não tinha autorização para portar a arma de forma ostensiva em público e que sua conduta colocou terceiros em risco, já que a vítima não oferecia ameaça real.

O STF agora aguarda o retorno de Nunes Marques para concluir o julgamento. Se confirmada a condenação, Zambelli será a primeira deputada cassada no atual mandato por crimes cometidos durante a campanha eleitoral.

Veja momento em que Zambelli corre armada atrás de homem


Carla Zambelli persegue homem na rua segurando uma arma – Vídeo: Mídia NINJA/@MidiaNINJA/X

Adicionar aos favoritos o Link permanente.