A Tesla Já Não é o Ativo Mais Valioso de Elon Musk

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Elon Musk desembolsou mais de US$ 200 milhões (R$ 1,134 milhões) para ajudar a reeleger Donald Trump em novembro. Nas semanas seguintes à vitória de Trump, Musk recuperou esse valor com folga. Na verdade, ele se tornou a primeira pessoa da história a atingir um patrimônio de US$ 400 bilhões (R$ 2,268 trilhões) em dezembro.

Isso aconteceu quando investidores privados avaliaram sua startup xAI em US$ 50 bilhões (R$ 283,500 bilhões), um aumento ante aos US$ 24 bilhões (R$ 136,080 bilhões) de maio, e a fabricante de foguetes SpaceX em US$ 350 bilhões (R$ 1,984 trilhões), acima dos US$ 210 bilhões (R$ 1,191 trilhões) de junho. No mesmo mês, os acionistas elevaram a capitalização de mercado da Tesla para um recorde de US$ 1,5 trilhão (R$ 8,505 trilhões).

No entanto, desde então, as coisas começaram a desmoronar. As ações da Tesla enfrentaram um obstáculo no início de janeiro, depois que a empresa divulgou entregas abaixo do esperado para o quarto trimestre de 2024. Mas foi em 21 de janeiro, um dia após a posse do presidente Trump, que os papéis da Tesla começaram a despencar de verdade, quando Musk assumiu o comando do novo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) da administração Trump.

As preocupações sobre sua capacidade de administrar a montadora ao mesmo tempo em que se dedica integralmente a encontrar maneiras de reduzir os gastos do governo federal fizeram as ações da empresa caírem 50% em relação ao pico.

“Resumindo, a palavra ‘equilíbrio’ tem estado ausente quando se trata de Elon Musk e sua capacidade de administrar a Tesla como CEO, enquanto dedica toda a sua energia e tempo à iniciativa DOGE dentro da administração Trump”, escreveu Dan Ives, analista da Wedbush Securities e entusiasta da Tesla, em um relatório recente, ressaltando também que os números da montadora de veículos elétricos têm sido fracos ultimamente.

Queda da Tesla?

No dia 29 de janeiro, a Tesla informou que sua receita cresceu apenas 1% em 2024, chegando a US$ 97,7 bilhões (R$ 554,859 trilhões), enquanto seu lucro líquido caiu pelo segundo ano consecutivo, totalizando US$ 8,4 bilhões (R$ 47,628 bilhões). Enquanto isso, surgiram relatos de quedas acentuadas nas vendas de carros da Tesla nos dois primeiros meses de 2025 na Alemanha, China e Austrália, e analistas do JPMorgan reduziram recentemente sua previsão de entregas globais para o primeiro trimestre de 2025 ao menor nível desde o terceiro trimestre de 2022. Ao mesmo tempo, protestos contra a Tesla e Elon Musk eclodiram em concessionárias da montadora nos Estados Unidos.

Talvez não seja uma grande surpresa, então, que Musk tenha entrado com um recurso oficial na semana passada contra uma decisão de Delaware, proferida em janeiro de 2024, que anulou o pacote de remuneração recorde concedido a ele pela Tesla em 2018. A juíza responsável pelo caso determinou que Musk e a Tesla não conseguiram provar que o processo que levou à concessão do prêmio foi justo, devido a conflitos de interesse e ao controle exercido por Musk sobre o conselho.

A Forbes aplicou um desconto de 50% sobre as opções de ações desse pacote salarial (avaliadas em US$ 65,3 bilhões / R$ 370,151 bilhões), até que o recurso de Musk seja julgado. Excluindo essas opções, Musk possui uma participação de 12% na Tesla, avaliada em US$ 97,8 bilhões (R$ 554,826 bilhões), embora tenha comprometido mais da metade de suas ações como garantia para empréstimos pessoais de até US$ 3,5 bilhões (R$ 19,845 bilhões).

Com a Tesla em queda, a SpaceX se tornou, pela primeira vez em cinco anos, o ativo mais valioso de Elon Musk. A Forbes estima que a participação de 42% de Musk na fabricante de foguetes agora vale US$ 147 bilhões (R$ 833,490 bilhões), quase US$ 20 bilhões (R$ 113,400 bilhões) a mais do que suas ações e opções da Tesla no fechamento do mercado de segunda-feira (17).

A última vez que a participação de Musk na SpaceX foi mais valiosa do que suas ações e opções da Tesla foi em 2019, quando toda a sua fortuna era de apenas US$ 20 bilhões (R$ 113,400 bilhões). A SpaceX, que lança satélites, cargas e astronautas para clientes governamentais e comerciais, viu sua receita crescer 51% em 2024, alcançando US$ 13,1 bilhões (R$ 74,277 bilhões), segundo estimativas dos analistas da indústria da Payload Space. A receita estimada do serviço de internet via satélite Starlink, da SpaceX, quase dobrou, chegando a US$ 8,2 bilhões (R$ 46,494 bilhões).

Embora a SpaceX e a Tesla ainda representem mais de 80% do patrimônio líquido estimado de Musk, que é de US$ 329 bilhões (R$ 1,865 trilhões), ele também possui participações menores na xAI, na X Corp (antigo Twitter), na startup de túneis Boring Company e na empresa de implantes cerebrais Neuralink. Juntas, essas participações adicionam mais US$ 45 bilhões (R$ 255,150 bilhões) à sua fortuna.

Musk reconheceu a “grande dificuldade” de equilibrar seu trabalho no DOGE e a supervisão de seis empresas diferentes. Ainda assim, ele não desistiu de sua montadora de veículos elétricos, declarando em um post na X na última segunda-feira (17) que a Tesla ficará “bem a longo prazo”. Afinal, apesar da recente queda, as ações da empresa ainda acumulam alta de 46% no último ano, e Musk continua sendo a pessoa mais rica do mundo.

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