Com a dragagem da Baía da Babitonga, região Norte de SC deve elevar nível de acessos portuários

A parceria para a dragagem e o aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga foi assinado, nesta sexta-feira (21), pelo governador Jorginho Mello e os portos de São Francisco do Sul e Itapoá. Com um investimento de R$ 324 milhões, a obra viabilizará a atracação e operação de embarcações de até 366 metros de comprimento.

Com a dragagem da Baía da Babitonga, região Norte de SC deve elevar nível de acessos portuários

Com a dragagem da Baía da Babitonga, região Norte de SC deve elevar nível de acessos portuários – Foto: Jonatã Rocha/Secom/ND

O contrato é visto pelo governo do Estado como um marco histórico. Pela primeira vez, um porto público firma parceria com um porto privado para a realização de uma obra desta natureza.

“Isso é um impacto extraordinário na economia. Porque com o aprofundamento do calado e da largura do porto nós vamos ficar competitivos igual ao Porto de Santos. Isso é ganho para todo mundo: para o transportador, para quem vendeu, para a cidade, é aumento de emprego”, disse o governador Jorginho Mello.

Com o investimento, a região se tornará o primeiro complexo portuário do Brasil com capacidade para receber navios com carga máxima. Atualmente, o Complexo Portuário da Baía da Babitonga recebe somente atracação de embarcações com até 336 metros, com capacidade para até 10 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Com a obra, essa capacidade aumentará para 16 mil TEUs.

Financiamento via PPP

A obra será viabilizada por meio de uma PPP (Parceria Público Privada): o porto público de São Francisco aportará R$ 24 milhões, e o terminal privado Itapoá R$ 300 milhões, investimento que será devolvido de modo parcelado até dezembro de 2037. O ressarcimento será realizado em cima do adicional de tarifas portuárias geradas pelo acréscimo no número de navios e pelo aumento no volume de carga movimentada.

De acordo com o presidente do Porto de Itapoá, Ricardo Arten, a obra significa mil contêineres a mais que são carregados ou descarregados na região. “Nós movimentamos cerca de 65 navios por mês, isso significa 130 mil contêineres a mais por mês, anualizando mais de um milhão e meio de contêineres, que a gente vai poder oportunizar para os importadores e exportadores para a indústria catarinense. Isso é muita coisa, o que vai trazer muita competitividade para as empresas que aqui estão”, comemorou.

Dragagem do canal da Baía da Babitonga: parceria público-privada e investimento de R$ 324 Milhões

“É uma obra extremamente importante, o complexo portuário da Babitonga responde por 60% das cargas movimentadas pelos portos catarinenses. Nessa parceria única, dada a segurança, dada a confiabilidade da relação que existe entre o Porto Itapoá, que é um porto privado, e o Porto de São Francisco do Sul, que é um porto público comandado pelo Governo do Estado, celebramos essa parceria única”, explicou o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira

Assinatura do contrato ocorreu nesta sexta-feira (21) em Itapoá - Jonatã Rocha/Secom/ND

1
2

Assinatura do contrato ocorreu nesta sexta-feira (21) em Itapoá – Jonatã Rocha/Secom/ND

Assinatura do contrato ocorreu nesta sexta-feira (21) em Itapoá - Jonatã Rocha/Secom/ND

2
2

Assinatura do contrato ocorreu nesta sexta-feira (21) em Itapoá – Jonatã Rocha/Secom/ND

Engordamento da praia

Estima-se que serão removidos cerca de 12,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos. Parte do material deve ser utilizado para o engordamento da faixa de areia da orla de Itapoá que, nos últimos anos, tem sofrido com erosão marítima.

Será a primeira vez no Brasil que os sedimentos de uma dragagem portuária terão como destino o alargamento de uma praia e tende a ser um modelo que pode ser aproveitado no sistema portuário nacional.

“Todas as companhias marítimas estão mudando o tamanho dos navios que operam e vão precisar de portos dotados com a tecnologia que está sendo implantada aqui. Então esta obra é um ganho muito grande e coloca Santa Catarina ao encontro da navegação do futuro”, disse o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

Cronograma

O edital para a escolha da empresa que realizará a obra já está disponível no site do Porto de São Francisco e a sessão pública de abertura das propostas ocorrerá no início de junho A expectativa é que as obras tenham início já em 2025 e sejam concluídas já em 2026.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.