A Relação entre Digitalização e Sustentabilidade sob a Ótica de C-levels

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A relação entre digitalização e sustentabilidade tem se tornado um dos principais temas no mundo corporativo, especialmente entre grandes indústrias. Em um episódio recente do ForbesCast, Cristiana Sarmento, vice-presidente de Segmentos e Serviços da Schneider Electric para a América do Sul, e Carlos Eduardo Boechat, diretor executivo de Tecnologia e Engenharia Industrial da Vale, discutiram com Luiz Pacete, editor de Forbes Tech, como a inovação digital pode impulsionar operações mais eficientes e sustentáveis.

Cristiana destacou que a digitalização é um meio essencial para aumentar a eficiência operacional e reduzir impactos ambientais. “A forma como você pode melhorar a eficiência dos seus ativos e da sua operação está diretamente ligada a um resultado mais sustentável”, afirmou. Já Boechat ressaltou que a transformação digital é um dos pilares da neoindustrialização no Brasil, sendo um caminho indispensável para a descarbonização e a transição energética. “Hoje, é impossível falar de tecnologia sem colocar a sustentabilidade como foco”, disse.

A Vale tem investido fortemente em soluções digitais que reduzem o impacto ambiental. Um exemplo é a adoção de caminhões autônomos e elétricos, que melhoram a segurança, aumentam a eficiência e reduzem o consumo de combustíveis fósseis. “Apenas em Carajás, expandimos nossa frota de caminhões autônomos de 14 para 71 veículos, reduzindo riscos e otimizando recursos”, explicou Boechat.

Na Schneider Electric, a estratégia tem sido levar para clientes o conhecimento adquirido internamente ao longo de 15 anos de iniciativas sustentáveis. “Desenvolvemos plataformas que medem consumo energético e pegada de carbono, ajudando nossos clientes e fornecedores a atingirem metas ambientais”, afirmou Cristiana. Essa visão integrada reforça a importância do ecossistema empresarial no avanço das práticas sustentáveis.

A tecnologia, no entanto, não se sustenta sem um planejamento estratégico. Boechat destacou a necessidade de priorização e governança para garantir que inovações tecnológicas sejam aplicadas de forma eficiente. “Não adianta termos centenas de projetos de tecnologia sem um plano claro de escalabilidade. Precisamos sempre conectar tecnologia a desafios reais de negócio”, ressaltou.

Por fim, ambos os executivos reforçaram que a digitalização é também uma transformação cultural. “Nada acontece sem um time engajado e capacitado”, afirmou Boechat, lembrando que a adoção de novas tecnologias depende de lideranças comprometidas e equipes preparadas para essas mudanças. Cristiana complementou: “O mais importante é entender as necessidades dos clientes e oferecer soluções que realmente impactem positivamente seus negócios e a sociedade”. A digitalização, assim, se confirma como um motor essencial para a sustentabilidade e a competitividade industrial.

Assista ao podcast:

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.

O post A Relação entre Digitalização e Sustentabilidade sob a Ótica de C-levels apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.