Obras da terceira faixa entre Rio Preto e Mirassol na Washington Luís devem começar em março

Obras da terceira faixa entre Rio Preto e Mirassol na Washington Luís devem começar em marçoRedação

As obras de ampliação da Rodovia Washington Luís (SP-310) na região de São José do Rio Preto serão iniciadas na segunda quinzena de março pela concessionária Ecovias Noroeste Paulista. O projeto, que será fiscalizado e supervisionado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), inclui a construção de terceira faixa, viadutos, marginais e iluminação em um trecho que vai de Cedral a Mirassol. O investimento previsto é de cerca de R$ 455 milhões, e a conclusão está programada para o segundo semestre de 2027.

Serão implantados 15,8 quilômetros de vias marginais em São José do Rio Preto (entre os kms 436 e 446), Cedral (km 425) e Mirassol (km 448). Além disso, a rodovia ganhará 26,3 quilômetros de terceira faixa nos dois sentidos, em trechos entre os kms 428 e 436 (entre Cedral e Rio Preto) e do km 444 ao km 452, trecho que vai do viaduto de entrada para a zona norte de Rio Preto até a entrada principal de Mirassol, próximo a Constru-sol.

Uma das principais mudanças será a reformulação do trevo que liga a Washington Luís à Rodovia Transbrasiliana (BR-153), com novas alças de acesso e viadutos para melhorar o fluxo de veículos. Os acessos a São José do Rio Preto também serão modernizados.

O projeto também prevê a construção de 11 viadutos para melhorar a mobilidade e segurança na rodovia. Entre eles, um será no entroncamento com a BR-153, enquanto outros serão distribuídos em pontos estratégicos, como os quilômetros 437, 439, 440 e 442.

A terceira faixa será construída, em sua maior parte, no canteiro central, evitando desapropriações laterais. Também estão previstas obras de recuperação do pavimento ao longo de todo o trecho concedido.

Impacto na mobilidade e segurança

Com a ampliação da rodovia, a expectativa é de que o tráfego fique mais organizado, separando o fluxo de veículos de longa distância do tráfego local. A melhoria na infraestrutura também deve aumentar a segurança e reduzir o risco de acidentes, além de impulsionar a economia regional com a geração de empregos diretos e indiretos.

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