Forever 21 Fechará Todas as Lojas nos EUA após Declarar Falência

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A rede de lojas de roupa Forever 21 encerrará todas as suas operações nos Estados Unidos após declarar falência no domingo (16), marcando o segundo pedido de falência da marca de roupas nos últimos seis anos. A empresa citou a forte concorrência de varejistas de fast fashion online, como Shein e Temu.

O diretor administrativo e analista de varejo da GlobalData, Neil Saunders, disse na semana passada que provavelmente não há um “caminho para a Forever 21 recuperar o status significativo que já teve”. Ele acrescentou que a empresa foi “atingida pela ascensão da Shein e, em certa medida, da Temu”, enfrentando a concorrência de Zara, Uniqlo e outras marcas, já que a Forever 21 vende “produtos genéricos que muitos consumidores não se interessam ou que podem encontrar por um preço muito menor online”.

Linha do tempo

  •  A Forever 21 entrou com pedido de falência, anunciou a empresa em um comunicado no domingo (16), informando que implementará um encerramento de suas operações nos EUA;
  • O site da Forever 21 continuará funcionando enquanto a empresa realiza liquidações em suas lojas. O Authentic Brands Group, que detém a propriedade intelectual internacional associada à Forever 21, poderá licenciar a marca para outros operadores, já que a Forever 21 busca um comprador para parte ou a totalidade de seus ativos, segundo a empresa;
  • Brad Sell, diretor financeiro da Forever 21, afirmou que a empresa não conseguiu encontrar um caminho sustentável para seguir adiante diante da concorrência com empresas estrangeiras de fast fashion que se beneficiam de uma provisão comercial usada por varejistas de baixo custo como Temu e Shein para evitar o pagamento de impostos ou certas taxas sobre pacotes;
  • A empresa também enfrentou custos crescentes, “desafios econômicos” que impactaram os clientes da Forever 21 e “mudanças nas tendências de consumo”, disse Sell;
  • A Forever 21 possui 350 lojas nos EUA, segundo a Reuters, e a empresa afirma operar 540 unidades em todo o mundo.

A marca

A Forever 21 foi fundada em 1984 e se destacou por oferecer roupas de baixo custo, concorrendo com H&M e Abercrombie & Fitch no início dos anos 2000. As vendas da empresa alcançaram US$ 1 bilhão (R$ 5,71 bilhões) em 2005, ultrapassando US$ 4 bilhões (R$ 22,84 bilhões) em 2015. No entanto, o desempenho da Forever 21 começou a enfraquecer na segunda metade da década, à medida que os consumidores passaram a comprar mais no varejo online.

Em setembro de 2019, 178 lojas da Forever 21 nos EUA foram fechadas após a empresa declarar falência, e a situação se agravou com o encerramento de lojas físicas durante a pandemia. Em fevereiro de 2020, a Authentic Brands Group e a Simon Property Group compraram a Forever 21 por US$ 81 milhões (R$ 462,51 milhões). Jamie Salter, CEO da Authentic, disse ao Retail Dive que adquirir a Forever 21 foi “provavelmente o maior erro que cometi”, admitindo que “não previu a Shein nem a Temu”.

A Forever 21 e a Shein chegaram a um acordo para que produtos da Shein fossem vendidos dentro das lojas da Forever 21, enquanto alguns itens da Forever 21 seriam comercializados online na Shein. Como parte desse acordo, a Shein adquiriu aproximadamente um terço da operadora da Forever 21, o Sparc Group, que, por sua vez, adquiriu uma participação minoritária na Shein.

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