VÍDEO: Cobras-corais brigam pela mesma presa em duelo inédito

Duas serpentes do gênero Micrurus mipartitus ou como é chamada, cobra-coral, foram avistadas travando um duelo histórico e inédito para a comunidade cientifica. As corais foram vistas predando uma Cecília, ou como é conhecida, Cobra-cega.

Confira o vídeo do duelo

O comportamento de um animal de roubar o alimento ou a presa de outro, é chamado de cleptoparasitismo e é comum em determinadas espécies. Porém, é considerado muito raro em serpentes e foi o primeiro a ser registrado entre duas corais.

Briga entre as duas cobras-corais e sua presa em comum

Em 10 de março de 2023, na Reserva Natural San Cipriano, Valle del Departamento de Cauca, oeste da Colômbia, duas cobras-corais foram flagradas pelos pesquisadores Henrik Bringsøe e Niels Poul Dreyer, disputando uma mesma presa.

As duas cobras-corais estava predando a mesma cobra-cega

As duas cobras-corais estava caçando a mesma presa – Foto: Henrik Bringsøe e Niels Poul Dreyer./Reprodução/ND

De acordo com os pesquisadores, nenhum dos três animais foi movido ou tocado durante o combate e o evento de alimentação. Eles também usaram o termo “vencedora” para a cobra-coral que eventualmente manteve e levou embora a cecília, enquanto “perdedora” é usado para a serpente que acabou eventualmente perdendo a presa.

O decorrer do confronto

Ambas as serpentes estavam mordendo de forma ativa e energética a cecília e puxando-a em direções opostas. A coral perdedora, manteve sua mordida no corpo do “alimento”, enquanto a vencedora moveu-se e agarrou a cabeça da cobra-cega. Já a perdedora, moveu a mordida para a parte central do corpo do animal.

A serpente perdedora mordeu o corpo da vencedora – Foto: Henrik Bringsøe e Niels Poul Dreyer./Reprodução/ND

Após alguns segundos de um duelo intenso, a serpente perdedora se entrelaçou com o corpo da cecília e logo após, mordeu o corpo da outra coral.

Depois de mais alguns segundos de uma luta intensa, a perdedora  declarou derroa e soltou a cecília. Posteriormente a vencedora carregou sua presa para a vegetação e afastou-se da outra coral que não tentou segui-la. A coral perdedora foi fotografada sozinha após o intenso duelo.

A coral perdera foi fotografa sozinho após sua derrota – Foto: Henrik Bringsøe e Niels Poul Dreyer./Reprodução/ND

De acordo com os pesquisadores, em nenhum momento a cecília tentou morder as duas serpentes para se defender. As duas cobras-corais puderam ser distinguidas pelos seus diferentes padrões e colorações, sendo visíveis em fotos e sequências de vídeo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.