Festa do Peixe volta a Itajaí com estrutura 30% maior e 12 toneladas de pescado de graça

Com estrutura 30% maior, a tradicional Festa do Peixe 2024 está de volta em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina e já tem data para ocorrer. Será no dia 29 de junho, um sábado, no pátio ao lado do Centreventos.

A festa marca as comemorações alusivas ao Dia do Pescador e vai movimentar a cidade. O público esperado é de mais de 40 mil pessoas.

Imagem mostra mulher servida na última edição da Festa do Peixe de Itajaí

Festa do Peixe volta 30% maior a Itajaí com previsão de distribuir 12 toneladas de pescado – Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação/ND

A festividade é uma das mais tradicionais de Itajaí e é retomada neste ano, já que em 2023 não foi realizada em virtude, também, da proibição da pesca industrial de tainha.

Por isso, a edição 2024 é muito aguardada por pescadores e empresas ligadas ao setor, além da pela população.

A Festa do Peixe é uma homenagem aos pescadores de Itajaí, reconhecida como Capital Nacional da Pesca. Com aproximadamente 500 embarcações de pesca industrial.

Além disso, a cidade conta com cerca de 40 indústrias de pescados congelados e uma das maiores enlatadoras de pescados da América Latina.

Itajaí é o maior porto pesqueiro do Brasil e referência em tecnologia, inovação e qualidade na pesca.

Festa do Peixe marca distribuição de pescados aos visitantes

A Festa do Peixe de Itajaí marca a distribuição gratuita do pescado, que são doados por indústrias e armadores da cidade e região. A Festa é realizada pela prefeitura, com o apoio de órgãos importantes da pesca.

Imagem aérea da Festa do Peixe em Itajaí em 2022

Festa do Peixe em 2024 prevê público de 40 mil pessoas  – Foto: Altamiro Rosa/Divulgação/ND

Entre os parceiros estão o Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) e o Sindicato dos trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca).

“Com a ampliação da expectativa de público, acreditamos que iremos também aumentar a quantidade de pescados servida. Provavelmente ultrapassaremos 12 toneladas de peixes”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itajaí, Thiago Morastoni.

“Já estamos providenciando a parte documental e o planejamento estrutural está pronto para que neste ano a festa seja ainda melhor que em 2022”, reforça Morastoni.

Imagem mostra sardinha servida na última edição da Festa do Peixe em Itajaí

Mais de 12 toneladas de peixe devem ser distribuídas em Itajaí na próxima edição da Festa do Peixe  – Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação/ND

Nesta edição, serão montadas mais de 40 tendas para abrigar os órgãos públicos e entidades que preparam os pescados a serem servidos para a população.

As tendas ficarão dispostas em formato de U, facilitando a circulação, com um palco com atrações culturais em uma das extremidades do evento.

“Essa é uma festa que exige esforço conjunto dos sindicatos, entidades e Município de Itajaí para homenagear uma das profissões mais tradicionais na nossa cidade”, destaca o presidente do Sindipi, Agnaldo Hilton dos Santos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.