
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (7) que está “considerando seriamente” impor sanções contra a Rússia caso não seja alcançado um acordo de cessar-fogo com a Ucrânia. O republicano ainda exigiu que ambos os países em guerra venham para uma mesa de negociação.

Donald Trump sobe o tom e ameaça aplicar sanções contra a Rússia caso não haja cessar-fogo – Foto: Divulgação/The White House/ND
A imposição de sanções em grande escala seria motivada pelos recentes ataques russos à Ucrânia. A declaração foi feita na rede social de Trump, o TruthSocial.
“Perante o fato de que a Rússia está atacando fortemente a Ucrânia no campo de batalha, estou considerando seriamente a imposição de sanções bancárias em grande escala”, afirmou.
Trump exige que Rússia e Ucrânia declarem cessar-fogo
A imposição de sanções e tarifas contra a Rússia seria válida até o momento em que fosse declarado o cessar-fogo e acordo de paz final. “À Rússia e à Ucrânia: venham já para a mesa das negociações, antes que seja muito tarde”, alertou.

Ataques russos à Ucrânia seriam o principal motivo para o presidente americano considerar a aplicação de sanções – Foto: Ramil Sitdikov/Sputinik/AFP/ND
Na noite de quinta-feira (6), segundo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, as forças russas lançaram 67 mísseis e enviaram 194 drones contra infraestruturas de gás ucranianas. Teriam sido abatidos 34 mísseis e 100 das aeronaves sem tripulação.
As autoridades ucranianas comunicaram a ocorrência de bombardeios nas cidades de Kharkiv e Ternopil, onde foram danificadas infraestruturas energéticas da empresa estatal Naftogaz. Zelensky insistiu nesta sexta-feira em uma trégua na guerra e na disponibilidade do país para “trabalhar em prol da paz”.