Brasil Será o País de Honra no Festival de Cannes 2025

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

O Brasil foi oficialmente nomeado o País de Honra da edição de 2025 do Marché du Film, maior evento de encontro da indústria de cinema internacional do mundo, realizado durante o 78º Festival de Cannes. O evento acontecerá entre 13 e 21 de maio e oferecerá uma vitrine exclusiva para a indústria audiovisual brasileira, seus talentos criativos e o potencial de coprodução internacional.

A homenagem coincide com a Saison Brésil-France (Temporada Brasil-França), que celebra os 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países por meio de eventos culturais, econômicos e acadêmicos. Organizado em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e outras instituições brasileiras, o programa reunirá cineastas, produtores e tomadores de decisão para fortalecer a presença do Brasil no cenário cinematográfico global.

O Brasil se junta a um seleto grupo de países que receberam essa distinção, seguindo os passos da Suíça (2024), Espanha (2023) e Índia (2022).

A programação incluirá mostras de filmes em andamento, eventos de networking e apresentação de novas iniciativas de coprodução internacional. O Brasil também sediará a festa oficial da Noite de Abertura na icônica Plage des Palmes, mergulhando os participantes na cultura brasileira.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, enfatizou a importância da iniciativa: “Ao celebrarmos dois séculos de relações diplomáticas em 2025, esta ocasião fortalece os laços culturais e artísticos entre Brasil e França”. Já a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, destacou que a presença brasileira em Cannes sempre foi forte e ser o País de Honra “consolida e amplifica essa parceria”.

Guillaume Esmiol, diretor-executivo do Marché du Film, destacou o crescimento da presença brasileira em Cannes, com aumento de 26% no número de profissionais do país no evento no último ano. “Com o significado adicional da Temporada Brasil-França, esta parceria simboliza a força global da indústria cinematográfica brasileira e sua conexão com Cannes”, afirmou.

O Festival de Cannes acontecerá até 24 de maio, enquanto o Marché du Film se encerra no dia 21.

Cannes 2025

A atriz Juliette Binoche, que ganhou um Oscar por sua interpretação de uma enfermeira em “O Paciente Inglês”, foi nomeada presidente do júri do Festival de Cinema de Cannes de 2025 no começo do mês.

“Em 1985, subi os degraus pela primeira vez com o entusiasmo e a incerteza de uma jovem atriz”, disse Binoche no comunicado do festival. “Nunca imaginei que retornaria 40 anos depois na função honorária de presidente do júri. Aprecio o privilégio, a responsabilidade e a necessidade absoluta de humildade.”

Binoche ganhou prêmios nos três maiores festivais de cinema da Europa: Cannes, Veneza e Berlim. Em Cannes, ela ganhou o prêmio de Melhor Atriz em 2010, por seu papel como uma negociante de antiguidades em “Cópia Certificada”, de Abbas Kiarostami.

Ela sucederá a diretora de “Barbie”, Greta Gerwig, que atuou como presidente do júri no ano passado.

A seleção oficial de filmes do Festival será divulgada apenas em abril, mas nomes como Kleber Mendonça Filho e Karim Aïnouz já são cotados entre os brasileiros.

O post Brasil Será o País de Honra no Festival de Cannes 2025 apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.