4 em Cada 5 Gen Z Já Deixaram de Comprar Um Produto por Má Reputação da Marca

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Atualmente, as marcas estão buscando se conectar com todos os públicos, especialmente com a Geração Z, composta por pessoas de 14 a 28 anos. Essa nova geração de consumidores possui demandas de comportamento distintas, apresentando um desafio para as marcas em se rejuvenescerem e se manterem relevantes. A Geração Z possui hábitos de consumo não-lineares e uma atenção fragmentada.

O formato vertical das redes sociais alterou a lógica das estratégias de marketing, à medida que os algoritmos se expandem para alcançar quem realmente deseja consumir o conteúdo, e não apenas seguidores. Nesse contexto, o InstitutoZ, instituto de pesquisa e capacitação das novas gerações da Trope, em parceria com a YOUPIX, consultoria referência na Creator Economy, conduziu uma pesquisa para entender quem influencia a Geração Z na tomada de decisões e como essa geração considera questões éticas das marcas.

A pesquisa revelou que 88% da Geração Z se preocupa com a ética das marcas e boicota empresas com práticas duvidosas. Isso demonstra que essa geração valoriza marcas com propósito e age ativamente, deixando de consumir produtos ou serviços que não correspondem aos seus valores.

Segundo Luiz Menezes, fundador da Trope, a transparência dos valores é essencial para que a Geração Z se fidelize a uma marca. Ele afirma que as marcas precisam compreender que esse público-alvo vai priorizar empresas com um propósito estabelecido e que permitam a participação da Gen Z na tomada de decisões. Caso contrário, a tendência é que essa geração deixe de consumir. Menezes também ressaltou que, atualmente, com o celular em mãos, é possível instigar mudanças de maneira rápida e eficaz.

Recentemente, grandes empresas têm abandonado políticas de diversidade, o que gera um impacto negativo em uma parcela da Geração Z, que é mais progressista. Essa quebra de confiança pode ser definitiva para jovens que prezam a transparência e esperam que as marcas se posicionem diante de deslizes.

A pesquisa conduzida pela Trope e YOUPIX indica que quatro em cada cinco pessoas da Geração Z já deixaram de comprar um produto após descobrirem algo negativo sobre a marca. Esse dado evidencia que esses jovens costumam pesquisar e investigar as marcas, muitas vezes optando pelo boicote diante de posturas e condutas inadequadas.

Rafaela Lotto, CEO da YOUPIX, explica que não é viável transferir a responsabilidade para influenciadores. Segundo ela, os criadores de conteúdo não têm a obrigação de fazer uma limpeza de imagem e, sozinhos, não conseguem manter a reputação de uma marca. O trabalho dos creators deve estar alinhado aos valores da marca previamente, passando mais credibilidade e segurança para o público. Lotto conclui que esperar que um influenciador resolva o problema não é uma estratégia eficaz.

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