Polícia Alerta: Criminosos Roubam Dados de Embalagens Descartadas

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

Em 2024, houve um aumento de 45% no número de crimes digitais no Brasil, segundo a Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor. A preocupação tem motivado os usuários a lidar de maneira mais assertiva com ligações e mensagens fraudulentas e com o compartilhamento de dados sensíveis online. No entanto, existe um risco subestimado: o descarte de embalagens.

Carlos Miranda, delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo, explica que os criminosos podem utilizar informações descritas nos descartes, como nome de familiares, para alimentar um “banco de dados”, utilizado, posteriormente, para a sofisticação de golpes.

Um método comum envolve a coleta de etiquetas de entrega, onde constam o nome completo e o endereço do destinatário, além de possíveis números de documentos de identificação, como RG e CPF. Desta forma, os criminosos podem se passar pela vítima para solicitar reenvios de produtos, alterar dados de contas ou até tentar golpes por telefone e e-mail.

Como se proteger?

Felizmente, pequenas mudanças nos hábitos de descarte podem reduzir significativamente esse risco. Confira alguns exemplos:

  • Rasgue ou rabisque etiquetas de envio.
  • Destrua documentos com dados sensíveis e faturas.
  • Dobre a atenção sobre rótulos em caixas de celulares, notebooks e outros dispositivos eletrônicos, pois podem conter informações como número de série e IMEI, úteis para clonagem de aparelhos.

O que fazer se cair em um golpe?

  • Altere senhas e ative autenticação em dois fatores em contas que possam estar vulneráveis.
  • Entre em contato com instituições financeiras e empresas de e-commerce para relatar possíveis fraudes.
  • Registre um boletim de ocorrência e denuncie a fraude para as autoridades competentes.

O post Polícia Alerta: Criminosos Roubam Dados de Embalagens Descartadas apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.