16 eventos em Santa Catarina mais esperados de 2025

De Norte a Sul e de Leste a Oeste, o calendário dos principais eventos em Santa Catarina é extenso e eclético. As festas que celebram tradições são inúmeras e vão do nosso Carnaval às diferentes imigrações europeias no Estado. Tem também eventos grandiosos de culturas gastronômicas, além de festas e festivais que estão no Guinness Book.

Confira a seguir os principais eventos em Santa Catarina, distribuídos por mês, e programe-se para as celebrações por todo o Estado.

FEVEREIRO

Duas pessoas fantasiadas de coelho. Uma das fantasias é feminina, com a personagem vestindo um avental e uma tiara de flores e a outra é masculina, vestindo uma bermuda preta, um suspensório e um chapéu. O rosto das pessoas não aparece. Os dois coelhos estão de mãos dadas com uma menina criança. Ao redor deles, árvores com casquinhas de ovos coloridas. Ao fundo, pessoas caminham.

A maior Festa de Páscoa do Brasil reúne milhares de visitantes na graciosa Pomerode – Foto: Visite Pomerode/Divulgação

Osterfest – Pomerode  

A maior Festa de Páscoa do Brasil e com direito a registros no Guinness Book, pelo maior ovo e maior árvore de Páscoa do mundo. A Osterfest de Pomerode, no Vale do Itajaí, reúne apresentações artísticas, gastronomia, competições típicas, além de parque de diversão e oficinas para crianças.

Tudo concentrado no Centro Cultural de Pomerode (Centro), ricamente decorado. Em 2025 a festa começa no final de fevereiro e vai até abril.

MARÇO

Carnaval é um dos grandes eventos em Santa Catarina, com desfiles, blocos de rua e trios elétricos em diferentes cidades - ASCOM/SETUR/Divulgação

1
2

Carnaval é um dos grandes eventos em Santa Catarina, com desfiles, blocos de rua e trios elétricos em diferentes cidades – ASCOM/SETUR/Divulgação

Festival Brasileiro da Cerveja é um evento completo para apreciadores e profissionais de cervejarias artesanais  - Daniel Zimmermann/Divulgação

2
2

Festival Brasileiro da Cerveja é um evento completo para apreciadores e profissionais de cervejarias artesanais – Daniel Zimmermann/Divulgação

Carnaval

Assim como em todo o Brasil, o Carnaval é um dos grandes eventos em Santa Catarina e movimenta especialmente cidades litorâneas. Segundo recentes levantamentos da Booking.com, o Estado é um dos mais procurados por estrangeiros na plataforma para o período do Carnaval.

Em Santa Catarina, a folia vai de 28 de fevereiro a 5 de março, a depender da cidade. Em Florianópolis a programação foi aberta oficialmente em 21 de fevereiro. Além dos desfiles das escolas de samba, mais de 80 blocos tomam as ruas de 15 bairros da capital.

O litoral Norte concentra uma agenda extensa de shows, desfiles, blocos, trio elétricos e bailes, a começar pelo tradicional Carnaval de São Francisco do Sul, passando por Piçarras, Penha, Itajaí, Balneário Camboriú e Bombinhas. No Sul do estado, destaque para a programação de Laguna e no Oeste para a cidade de Joaçaba.

Festival Brasileiro da Cerveja – Blumenau 

O maior festival de cerveja artesanal do Brasil tem uma programação técnica e festiva, composta por feira de tecnologia, seminários com especialistas, cursos, mesas redondas e centenas de cervejarias brasileiras participantes.

Faz parte do cardápio a Festa Brasileira da Cerveja, com shows, dezenas de expositores de cervejas artesanais e área gastronômica. Tudo isso no Parque Vila Germânica, em Blumenau, a Capital Nacional da Cerveja.

ABRIL

Em primeiro plano, um palco onde estão nove homens e uma mulher. Eles estão de costas para a foto. À frente deles uma plateia com centenas de pessoas. Próximo ao palco, algumas pessoas dançam entrelaçando fitas coloridas presas a um pau de madeira. O espaço é coberto.

Apresentações culturais fazem parte da programação da Festilha, em São Francisco do Sul – Foto: PMSFS/Divulgação

Festilha – São Francisco do Sul

A Festa das Tradições da Ilha, na histórica São Francisco do Sul, é um dos eventos em Santa Catarina especialmente aguardados pelos moradores da região Norte do Estado.

A festividade que comemora a emancipação do município une sabores tradicionais à base de frutos do mar, vendidos em diferentes barracas, atrações artísticas (algumas folclóricas) e shows nacionais gratuitos. Os espaços do evento são distribuídos no turístico Centro Histórico da cidade.

JUNHO

Shows nacionais movimentam a Festa do Pinhão, um dos principais eventos em Santa Catarina na Serra - Pix2Films/Festa Nacional do Pinhão/Divulgação

1
2

Shows nacionais movimentam a Festa do Pinhão, um dos principais eventos em Santa Catarina na Serra – Pix2Films/Festa Nacional do Pinhão/Divulgação

O famoso Carnavale Di Venezia é o ponto alto da Festa da Gastronomia Típica Italiana, em Nova Veneza
  - Divulgação

2
2

O famoso Carnavale Di Venezia é o ponto alto da Festa da Gastronomia Típica Italiana, em Nova Veneza
– Divulgação

Festa Nacional do Pinhão – Lages 

Um dos maiores eventos em Santa Catarina e o maior da Serra Catarinense é responsável por reunir em Lages centenas de milhares de pessoas todos os anos. A festa cultural e gastronômica dura 10 dias e tem como sede o Parque de Exposições Conta Dinheiro.

É ali que ocorrem os shows nacionais de diferentes gêneros musicais e também as apresentações de canções nativistas por artistas locais. Tem ainda uma ampla praça de alimentação com pratos à base de pinhão, além de lanches, e espaço para artesanatos e produtos típicos serranos. Em 2025, a festa será de 13 a 22 de junho.

Festa da Gastronomia Típica Italiana 

Um dos principais eventos da região Sul de Santa Catarina celebra a colonização de Nova Veneza, município que é considerado Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana.

A festa tem duração de cinco dias e inclui em seu roteiro o tradicional tombo da polenta em praça pública, com direito à plateia cantando “La Bella Polenta” e comendo junto o prato que é distribuído aos participantes.

Durante cinco dias, o pavilhão central e a Praça Humberto Bortoluzzi dividem a programação, composta de shows locais, nacionais, músicas típicas italianas e apresentações de grupos folclóricos.

O ponto alto da festa é o desfile do Carnavale Di Venezia. Inspirado no carnaval italiano, cerca de 500 pessoas vestidas em trajes luxuosos e máscaras desfilam pelas ruas centrais. O desfile ocorre normalmente em um sábado.

JULHO 

Maior do mundo em número de participantes, o Festival de Dança de Joinville reúne apresentação de diferentes gêneros da dança  - Nilson Bastian/Divulgação

1
2

Maior do mundo em número de participantes, o Festival de Dança de Joinville reúne apresentação de diferentes gêneros da dança – Nilson Bastian/Divulgação

Shows locais e nacionais, além de muita gastronomia à base de peixe, marcam a Festa da Tainha em Barra do Sul - PMBS/Divulgação

2
2

Shows locais e nacionais, além de muita gastronomia à base de peixe, marcam a Festa da Tainha em Barra do Sul – PMBS/Divulgação

Festival de Dança de Joinville 

Registrado no Guinness Book como o maior festival de dança do mundo em número de participantes, o evento movimenta Joinville, no Norte de Santa Catarina.

São mais de dez dias de uma programação que combina noites competitivas de diferentes gêneros, espetáculos, mostras, cursos, feira com mais de 100 expositores e área gastronômica. Tudo isso concentrado no Centreventos Cau Hansen, na região central.

Entretanto, o festival organiza apresentações gratuitas em shoppings e espaços públicos da cidade, além de ações como o dance parade que fecha a Avenida Beira-Rio com bailarinos e público dançando juntos. Em 2025, o evento ocorre de 21 de julho a 2 de agosto.

Festa da Tainha – Barra do Sul

A festa em Barra do Sul, região Norte de Santa Catarina, celebra uma atividade histórica, uma cultura gastronômica e homenageia os pescadores.

A estrela da festividade é a tainha, servida de diferentes modos na festa, mas o cardápio também é composto de outros peixes e frutos do mar em pratos e porções. O evento ainda tem feira de artesanatos, shows locais e nacionais.

Além do município, outras cidades de Santa Catarina realizam festas da Tainha, como Balneário Camboriú e Balneário Rincão, no Sul do estado.

SETEMBRO

Flipomerode – Pomerode

Um dos eventos em Santa Catarina bastante aguardado especialmente pelos amantes de literatura, ao lado de feiras do livro que ocorrem no Estado.

O diferencial do Festival Literário Internacional de Pomerode é ter nomes estrangeiros, além de nacionais e locais, em sua programação, composta por palestras, debates, feira de editoras, espetáculos teatrais e contação de histórias. Em 2025, o evento ocorre de 17 a 21 de setembro.

Fenachopp – Joinville

Após 22 anos sem ocorrer, a Fenachopp está programada para voltar este ano, em Joinville. Serão oito dias de festa, de 25 a 28 de setembro e 4 e 5 de outubro, celebrando tradições da imigração alemã no município.

Na programação, apresentações culturais, danças típicas, gastronomia e cerveja artesanal (incluindo cursos), reforçando a tradição da cidade neste ramo. A sede da festa será a Sociedade Rio da Prata, no distrito de Pirabeiraba, famoso por fazer parte da rota turística rural da cidade.

OUTUBRO

Desfile na Rua XV de Novembro reúne milhares de pessoas no Centro de Blumenau, durante a Oktoberfest  - Daniel Zimmermann/Divulgação

1
4

Desfile na Rua XV de Novembro reúne milhares de pessoas no Centro de Blumenau, durante a Oktoberfest – Daniel Zimmermann/Divulgação

Diferentes tipos de competições fazem parte da programação da Fenarreco em Brusque e animam os participantes  - PMB/Divulgação

2
4

Diferentes tipos de competições fazem parte da programação da Fenarreco em Brusque e animam os participantes – PMB/Divulgação

A Marejada, em Itajaí, é a maior festa do pescado do Brasil  - PMI/Divulgação

3
4

A Marejada, em Itajaí, é a maior festa do pescado do Brasil – PMI/Divulgação

Em Treze Tílias, a Tirolerfest celebra as tradições austríacas no município  - Andre Arcenio/Divulgação

4
4

Em Treze Tílias, a Tirolerfest celebra as tradições austríacas no município – Andre Arcenio/Divulgação

Oktoberfest – Blumenau 

Sem dúvidas, este é um dos mais (senão o mais) aguardados eventos em Santa Catarina, não apenas pelos catarinenses como por turistas de todo o Brasil. A Oktoberfest Blumenau é a maior festa alemã das Américas, perdendo apenas para a original, na Alemanha.

A festa movimenta a cidade por quase 20 dias em uma programação que celebra a tradição dos imigrantes e reúne gastronomia típica, muito chope, bandas folclóricas nacionais e internacionais (além de shows de outros gêneros), competições e desfiles pelas ruas centrais com milhares de pessoas usando trajes típicos da Bavária e da Pomerania do passado.

A casa oficial da Oktoberfest são os pavilhões decorados do Parque Vila Germânica, responsáveis por receber cerca de 600 mil visitantes que prestigiam a festa.

Outras festas de Outubro  

Outubro é oficialmente o mês das festas que celebram tradições em diferentes cidades de Santa Catarina. Além da Oktober, tem a Fenarreco, em Brusque; a Tirolerfest, em Treze Tílias e a Marejada, em Itajaí, a maior festa do pescado do Brasil, referência em práticas sustentáveis e em acessibilidade.

NOVEMBRO

Festa das Flores é a mais tradicional festa de Joinville, realizada há mais de 80 anos  - AJAO/Divulgação

1
2

Festa das Flores é a mais tradicional festa de Joinville, realizada há mais de 80 anos – AJAO/Divulgação

Maior festa de atiradores do Brasil, a Schützenfest anima a cidade de Jaraguá do Sul por 11 dias  - PMJS/Redes Sociais

2
2

Maior festa de atiradores do Brasil, a Schützenfest anima a cidade de Jaraguá do Sul por 11 dias – PMJS/Redes Sociais

Festa das Flores – Joinville

Festa oficial de Joinville (ocorre há mais de 80 anos na cidade) e patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina, a festividade transforma o pavilhão do Centro de Convenções e Exposições da Expoville em um imenso jardim colorido, assinado a cada ano por um paisagista. O evento também conta com mercado de plantas, oficinas de cultivo, concursos, feira multissetorial, praça gastronômica e atrações culturais, durante seis dias.

Schützenfest – Jaraguá do Sul

A maior Festa de Atiradores do Brasil ocorre em Jaraguá do Sul, no Norte do estado, e celebra a tradição do tiro ao alvo esportivo levado à cidade pelos imigrantes alemães.

Em 11 dias, a festa reúne milhares de pessoas que acompanham os shows com bandas típicas, grupos folclóricos, participam de competições, experimentam quitutes da gastronomia típica da imigração e participam de desfiles próximo ao Parque Municipal de Eventos.

Antes de novembro chegar e a Schützenfest acontecer, dá para participar de “festas preparatórias” de diferentes sociedades de tiro em toda Jaraguá ao longo do ano.

DEZEMBRO

Além da Oktoberfest, o Natal em Blumenau tem se consolidado como um dos grandes eventos em Santa Catarina  - Tiago Schumacher/Reprodução/ND

1
3

Além da Oktoberfest, o Natal em Blumenau tem se consolidado como um dos grandes eventos em Santa Catarina – Tiago Schumacher/Reprodução/ND

Joinville vem há anos caprichando em uma extensa programação de Natal, com praças ricamente decoradas - PMJ/Divulgação

2
3

Joinville vem há anos caprichando em uma extensa programação de Natal, com praças ricamente decoradas – PMJ/Divulgação

Ano Novo em Balneário Camboriú reúne cerca de um milhão de pessoas na Praia Central  - PMBC/Divulgação

3
3

Ano Novo em Balneário Camboriú reúne cerca de um milhão de pessoas na Praia Central – PMBC/Divulgação

Natal – Blumenau e Joinville 

As festividades de Natal vêm se destacando como importantes eventos em Santa Catarina, com destaque para as cidades de Blumenau e Joinville.

Em Blumenau, o Parque Vila Germânica se transforma em um lugar de encanto, repleto de árvores natalinas e completamente iluminado. Tem também a casa do Papai Noel, personagens que circulam livremente pelo espaço, apresentações culturais, oficinas de bolacha, entre outros. Destaque ainda para os desfiles temáticos que ocorrem em vários dias nas ruas centrais.

Já em Joinville, a programação se concentra no Centro da cidade, nas praças Dario Salles, Nereu Ramos e no ginásio Abel Schulz, onde é instalada a pista de patinação no gelo.

Além da rica decoração de todos os espaços, por eles estão divididas praça de alimentação, casinhas de venda de produtos, casa do Papai Noel, bosque da neve, além de brinquedos como carrossel e roda gigante. Nas duas cidades, a programação natalina costuma começar em dezembro e termina no início de janeiro.

Ano Novo

A festa da virada do ano é, sem dúvidas, um dos grandes e esperados eventos em Santa Catarina. Neste período o estado bate recorde de turistas atraindo pessoas de diferentes partes do Brasil e do mundo.

Destaque para a festa na Praia Central de Balneário Camboriú, uma das mais famosas do país, e na Beira-Mar Norte da capital Florianópolis. Fora elas, dezenas de outras cidades litorâneas e de outras regiões realizam grandes festividades.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.