Vereadores mirins de Blumenau tomam posse e Bernardo Cardoso é eleito presidente da Câmara Mirim

A Câmara de Blumenau, por meio da Câmara Mirim, realizou, na noite desta segunda-feira (24), a sessão de instalação da Legislatura 2025 do Programa Vereador Mirim, com o compromisso e posse dos vereadores mirins eleitos no ano passado. Após a posse, foi realizada a eleição da primeira Mesa Diretora Mirim da Legislatura 2025.

Em conformidade com o Regimento Interno da Câmara Mirim, a presidência dos trabalhos desta sessão foi do vice-presidente da Câmara de Blumenau, vereador Diego Nasato (NOVO). Além dele estiveram presentes, no Plenário da Câmara, a vereadora Cristiane Loureiro (Podemos), primeira secretária da Câmara; e os vereadores Professor Gilson de Souza (União Brasil); Jean Volpato (PT) e Flávio Linhares – Flavinho (PL).

A solenidade também contou com as presenças do assessor do Programa Vereador Mirim de Blumenau, Igor Felipe Stanck; do diretor geral do Gabinete do Prefeito, Fernando Marcelino; da secretária municipal de Educação, Simone Janice Bretzke Probst; da Coordenadora Regional de Educação, Cleusa Furtado Kratz; da coordenadora do Programa Vereador Mirim do município de Gaspar, Sylvana Bruno Rudolfo, além de representantes de deputados, representantes das escolas, professores, servidores, pais e familiares e demais autoridades. A vereadora Silmara Miguel justificou ausência na sessão.

No início da solenidade, o vice-presidente da Câmara, vereador Diego Nasato, conduziu a posse dos vereadores mirins. Os parlamentares mirins diplomados prestaram em conjunto o compromisso de posse e, logo depois, foi feita a chamada individual de cada vereador mirim para assinaram o Termo de Posse em frente à Mesa.

Logo após, vereadores, assim como os representantes do Executivo Municipal, da Câmara Mirim e demais autoridades fizeram uso da palavra. O vice-presidente da Câmara de Blumenau, vereador Diego Nasato, apontou a alegria que foi participar deste momento. Parabenizou os parlamentares mirins que se colocaram à disposição para se candidatarem para o parlamento mirim e fazer a diferença em suas comunidades. Apontou que o sentimento de inconformismo deve permanecer durante o ano.

“Como representantes políticos das suas escolas e da cidade, vocês não devem se conformar com o que sentem e com o que escutam. Porque é a partir desse inconformismo que vocês vão encontrar as energias necessárias para apontar aquilo que precisa mudar. Foi exatamente isso que fez com que eu me candidatasse, porque eu não me conformava com o que via e me candidatei para tentar ser a mudança que eu acredito na sociedade”, apontou Diego Nasato, ressaltando a responsabilidade deles de serem uma ponte entre o parlamento e a sociedade e de trazer a comunidade para próximo do parlamento. Por fim, desejou um excelente período na Câmara de Vereadores e colocou a Casa Legislativa à disposição, dizendo que os gabinetes não medirão esforços para fazer o que for necessário e conveniente ao parlamento mirim.

O assessor do Programa Vereador Mirim de Blumenau, Igor Felipe Stanck, recordou que foi vereador mirim em 2013 e neste momento retornou à tribuna como assessor. Ele ressaltou que a Câmara Mirim de Blumenau serve de exemplo para outros municípios de Santa Catarina, como também para outros estados. Ressaltou que neste ano o Programa está na 25ª Legislatura, comemorando bodas de prata, pois em virtude da pandemia se teve uma legislatura mais longeva em 2020. “Vocês fazem parte dessa história e com isso vem uma grande responsabilidade, mas pelo que eu vi durante o curso de oratória, nós temos não só grandes lideranças, mas sim grandes capacidades em cada um para serem lapidadas. Tenho certeza que durante este ano conseguiremos acrescentar um pouco mais, como também aprender com todos vocês”, ressaltou, desejando, em nome da equipe da Câmara Mirim, sucesso aos vereadores mirins empossados.

A secretária municipal de Educação, Simone Janice Probst, disse que foi emocionante poder participar desta solenidade de posse. Parabenizou os vereadores mirins por terem colocado seus nomes à disposição da sociedade. “Ser vereador é servir a sua comunidade. Desejo que vocês mergulhem nesse universo que vocês vivem, que vocês acessam o seu bairro, que se envolvam com as necessidades da sociedade para que possamos fazer cada vez mais uma cidade ética, igualitária e justa para todos que aqui escolherem viver”, incentivou, desejando uma gestão de muito aprendizado e que seja uma experiência muito produtiva na vida de cada um.

A Coordenadora Regional de Educação, Cleusa Furtado Kratz, parabenizou os vereadores mirins por esse momento e pela decisão de se candidatarem para fazer parte da Câmara Mirim. Ela ressaltou que por trás da decisão e da vontade que os trouxe até aqui existem seus familiares e responsáveis que os apoiaram nesta caminhada. “Ninguém é nada na vida se não tiver alguém por trás.  Ninguém é nada sozinho. Todos nós precisamos de alguém do nosso lado. Aproveitem muito esse momento. Façam o seu melhor durante este ano de 2025. A todo dia 1% melhor do que fui ontem e com certeza ao final deste mandato vocês terão dado todo o seu 100% de melhor”, apontou, parabenizando-os.

Eleição da 1ª Mesa Diretora Mirim 

Logo após a posse dos vereadores mirins ocorreu a eleição para a escolha dos integrantes da Mesa Diretora Mirim que comandará os trabalhos neste primeiro semestre do ano. A vereadora mirim Amabily Trindade Padilha, da Escola de Educação Básica Hermann Hamann, foi a responsável por dirigir os trabalhos da eleição da primeira Mesa Diretora Mirim, sendo secretariada pelo vereador mirim Rodrigo Brandão Rocha, da Escola Básica Municipal Bilíngue Professor Oscar Unbehaun.

A eleição ocorreu por meio de votação aberta em chapas pré-estabelecidas, de acordo com o artigo 10 do Regimento Interno da Câmara Mirim. No processo de votação para os cargos da Mesa Diretora, os vereadores mirins foram chamados nominalmente por ordem alfabética para procederem a votação em uma das chapas, declarando seu voto no microfone central do plenário.

Houve um empate na votação, sendo que as duas chapas inscritas obtiveram sete votos cada uma. De acordo com o estabelecido no parágrafo 1º do artigo 11 do Regimento Interno Mirim, considera-se eleita a com maior média de idade dos candidatos, ficando eleita a chapa Nº 2.

A chapa vencedora Nº 2 é composta pelos seguintes vereadores mirins: presidente mirim Bernardo Arthur Cardoso, da Escola de Educação Básica Max Tavares D’ Amaral; vice-presidente mirim Rodrigo Brandão Rocha, da Escola Básica Municipal Bilíngue Professor Oscar Unbehaun; primeiro secretário mirim Guilherme Henrique Pietrzacka Maria, da Escola Básica Municipal Machado de Assis e segundo secretário mirim Gerson Lucas Ferreira de Sousa Magalhães da Escola Básica Municipal Pedro II.

Antes do momento de votação para a primeira Mesa Diretora, os candidatos às presidências das duas chapas fizeram uso da tribuna para a apresentação dos integrantes das mesmas e fizeram a defesa de suas chapas apresentando suas propostas.

A sessão será reprisada nos dias 26 e 28 de fevereiro, às 20 horas e nos dias 1º e 2 de março, às 21 horas, nos canais 14 da NET e 43.2 da TV Digital. Também ficará disponível no YouTube da TV Legislativa.

Chapas inscritas

Chapa nº 1

Maria Luiza Schemes Salvador – Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires – Unidade Blumenau – presidente mirim

Alice Garcia Heringer – Colégio Sagrada Família – vice-presidente mirim (ausente da sessão e da votação)

Thalita Cordeiro – Escola Básica Municipal Felipe Schmidt – primeira secretária mirim

Laís de Aviz Kreuch – Escola Básica Municipal Pedro I – segunda secretária mirim

Chapa nº 2 (Eleita)

Bernardo Arthur Cardoso – Escola de Educação Básica Max Tavares D’ Amaral – presidente mirim

Rodrigo Brandão Rocha – Escola Básica Municipal Bilíngue Professor Oscar Unbehaun – vice-presidente mirim

Guilherme Henrique Pietrzacka Maria – Escola Básica Municipal Machado de Assis – primeiro secretário mirim

Gerson Lucas Ferreira de Sousa Magalhães – Escola Básica Municipal Pedro II – segundo secretário mirim

Confira quem são os vereadores mirins que tomaram posse:

Vereador mirim Escola
Amabily Trindade Padilha Escola de Educação Básica Hermann Hamann
Anselmo Alves da Silva Junior

 

Escola de Educação Básica Jonas Rosário Coelho Neves
Bernardo Arthur Cardoso Escola de Educação Básica Max Tavares D’ Amaral
Caroline Maisa Linke Escola Básica Municipal Lore Sita Bollmann
Gerson Lucas Ferreira de Sousa Magalhães Escola Básica Municipal Pedro II
Guilherme Henrique Pietrzacka Maria Escola Básica Municipal Machado de Assis
Julia da Costa de Oliveira Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré
Laís de Aviz Kreuch Escola Básica Municipal Pedro I
Leonel Vinicius Bonete Escola Básica Municipal Bilíngue Professora Alice Thiele
Maria Luiza Schemes Salvador Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires – Unidade Blumenau
Milena Cristine dos Santos Becchi Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves
Rodrigo Brandão Rocha Escola Básica Municipal Bilíngue Professor Oscar Unbehaun

 

Sofia Viana Alves Escola Básica Municipal Visconde de Taunay

 

Thalita Cordeiro Escola Básica Municipal Felipe Schmidt

Fonte: CMB

Adicionar aos favoritos o Link permanente.