Cinco anos depois, Covid-19 segue presente e já causou mais de 400 mortes em 2025

Ainda matando
De 1º de janeiro até 8 de fevereiro, foram notificados 94.701 casos de covid-19 no país e 429 óbitos pela doença. Em alguns lugares, como Araguaina, em Tocantins, obrigou o cancelamento do Carnaval para que os recursos do evento fossem destinados à saúde. Em SC, no período, foram 1.738 casos, com 11 óbitos.

Supervisão direta
O famoso e bilionário estilista italiano Giorgio Armani, que tem 90 anos, faz questão de ter a supervisão direta sua, para que tudo fique 100% nos seus conformes, do empreendimento imobiliário Armani/Casa Residences, que será lançado em breve na Barra Sul, em Balneário Camboriú, com valor geral de venda estimado em R$ 1,2 bilhão.

Caso reaberto 1
O Conselho Nacional de Justiça recebeu determinação do Supremo Tribunal Federal, para reabrir análise de uma reclamação disciplinar, que havia sido arquivada, contra o juiz Rudson Marcos, do Tribunal de Justiça de SC, responsável pelo julgamento em primeira instância do caso Mariana Ferrer, influenciadora digital catarinense dopada e estuprada durante uma festa em casa noturna na Ilha de SC em 2018.

Caso reaberto 2
A representação foi feita pela União Brasileira de Mulheres (UBM), acusando-o de ter praticado assédio judicial contra famosos, influenciadores e usuários anônimos da internet por terem aderido à hashtag #estuproculposo, dando repercussão ao processo. Em agosto do ano passado o procedimento foi arquivado depois que o juiz desistiu dos 160 processos abertos. Mas a UBM, depois de ter recursos negados, recorreu ao STF. Este entendeu que a entidade tem direito de recorrer ao arquivamento.

Brasil que perde 1
Conforta ler em dois grandes jornais – “Folha de S. Paulo” e “O Estado de S. Paulo” de ontem – contundentes editoriais sobre a última assombrosa decisão monocrática do ministro “supremo” Dias Toffoli, que numa canetada livrou o ex-ministro de Lula, Antônio Palocci, corrupto confesso, de gravíssimos crimes apurados na Operação Lava Jato.

Brasil que perde 2
O “Estadão” pontua: “Um ministro que dá mostras de estar cada vez mais determinado a arruinar o que ainda resta de reputação institucional ao Supremo, que em nada contribui, muito ao contrário, para o resgate da aura de imparcialidade que há de orientar a Corte durante o julgamento mais importante do País sob a égide da Constituição de 1988 – a mesma que teria sido rasgada se o golpe urdido nos estertores do governo Bolsonaro tivesse prosperado”.

Determinação
O deputado federal Zé Trovão (PL-SC), da tropa de choque de Bolsonaro, afirma que mesmo denunciado, o ex-presidente sustentará com todas as forças sua candidatura à presidência em 2026. Porém, se condenado por tramar um golpe de Estado, “o partido apoiará o nome que ele indicar; a não ser que haja alguma divergência grande”.

Itália
Está aí uma iniciativa que reforçaria ainda mais os laços culturais, econômicos, turísticos e principalmente étnicos de SC com a Itália, por conta dos 150 anos da grande imigração italiana no Brasil, que estão sendo comemorados neste 2025: por decreto, a Prefeitura de Nova Trento está obrigando o hasteamento da bandeira da Itália nos espaços públicos internos e externos do município.

Contra o carvão
A ainda poderosa indústria do carvão mineral de SC que se prepare para novo embate. A Frente Nacional dos Consumidores de Energia publicou nota oficial em que afirma que o Brasil precisa encerrar definitivamente geração de energia elétrica a carvão. A nota vem após movimentos de empresários e políticos do Rio Grande do Sul para reativar a termelétrica a carvão Candiota 3.

Graduação em IA
O Senai de SC abriu ontem em Florianópolis a primeira graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial do Estado. Com quatro anos de duração e aulas presenciais, busca formar especialistas em desenvolvimento, processamento e análise de grandes volumes de dados. A primeira turma, com 40 estudantes, já está fechada. Atualmente, SC tem 22,1 mil empresas de tecnologia. Elas empregam 76,7 mil pessoas e faturam cerca de R$ 24 bilhões por ano.

O post Cinco anos depois, Covid-19 segue presente e já causou mais de 400 mortes em 2025 apareceu primeiro em O Município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.