Condições de saúde do Papa permanecem críticas, informa Santa Sé

Desde ontem à noite Papa não teve mais crises respiratórias; novos exames apontam para uma leve e inicial insuficiência renal, sob controle

Da Redação, com Sala de Imprensa da Santa Sé

Hospital Gemelli onde o Papa está internado / Foto: Joyce Mesquita

As condições de saúde do Papa Francisco permanecem críticas, informa o novo comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé divulgado na tarde deste domingo, 23, início de noite em Roma. Porém, desde ontem à noite ele não apresentou mais crises respiratórias.

Francisco recebeu duas unidades de concentrado de hemácias via transfusão, com benefícios e um retorno do valor da hemoglobina. A plaquetopenia permaneceu estável, mas alguns exames de sangue mostram uma inicial e leve insuficiência renal, que está sob controle.

Ainda segundo o comunicado, a oxigenoterapia de alto fluxo continua através de cânulas nasais. Informa-se também que Francisco continua atento e bem orientado.

“A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum retorno exigem que o prognóstico permaneça reservado.”, informa o comunicado divulgado pela Santa Sé.

Outra informação do boletim é que, pela manhã, o Papa participou da missa, junto a quantos cuidam dele nesse período.

Mais cedo, a Santa Sé havia informado que Francisco passou uma noite tranquila e, pela manhã, usou protetores nasais para aplicação de oxigênio de alto fluxo.

Ontem, o boletim já apontava para um estado crítico, lembrando que o Papa não estava fora de perigo. O Papa tinha apresentado, no dia de ontem, uma crise respiratória asmática de longa duração, que exigiu uma terapia de alto fluxo de oxigênio. Os exames de sangue também revelaram uma plaquetopenia, associada a uma anemia, que exigiu transfusão de sangue.

O post Condições de saúde do Papa permanecem críticas, informa Santa Sé apareceu primeiro em Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.